Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estado Islâmico utiliza civis como escudo humano, diz militar

A coligação iniciou uma investigação sobre esta situação

Estado Islâmico utiliza civis como escudo humano, diz militar
Notícias ao Minuto Brasil

18:53 - 22/07/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Síria

O movimento Estado Islâmico está utilizando civis como escudo humano na Síria, denunciou nesta sexta-feira (22) um responsável militar norte-americano, em uma altura em que a coligação tem sido acusada de matar dezenas de civis em conflitos perto de Manbij.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos acusou a coligação de matar 56 civis, das quais 11 crianças, quando, na última terça-feira, fugiam de uma cidade perto de Manbij, um ponto estratégico entre a Turquia e da fortaleza jihadista de Raqa. A entidade com sede no Reino Unido baseia os seus dados em uma rede de fontes no interior da Síria.

A coligação iniciou uma investigação sobre esta situação. O movimento Estado Islâmico "utilizou civis como escudos humanos e como isca" em um esforço para enfrentar as Forças Democráticas da Síria (SDF), uma aliança apoiada pelos EUA, disse Chris Garver, um porta-voz da coligação, em vídeo conferência a partir de Bagdá.

Chris Garver referiu que o ataque de terça-feira ocorreu depois dos elementos das SDF "terem observado um grande grupo de combatentes da Daesh [do árabe para Estado Islâmico] que pareciam estar preparados para um contra-ataque" contra as forças da coligação na área.

O porta-voz esclareceu que o ataque da coligação se dirigia a edifícios e veículos e depois foram recebidos relatórios a apontar para a possibilidade de existirem civis na área, misturados com os combatentes do Estado Islâmico.

Chris Garver relatou que o combate nesta cidade foi diferente já que, depois de as forças aliadas terem entrado na área urbana, a luta intensificou-se.

Estimou que as SDF já tenham tomado metade da cidade, numa área que tem cerca de dois mil habitantes civis.

Campo obrigatório