Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sobe para 79 o número de vítimas em incêndios na Grécia

O número de feridos se manteve em 187, incluindo 23 crianças.

Sobe para 79 o número de vítimas em incêndios na Grécia
Notícias ao Minuto Brasil

06:05 - 25/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tragédia

Os incêndios florestais que consomem o leste de Atenas, na Grécia, provocaram a morte de 79 pessoas, duas delas divulgadas pelo corpo de bombeiros grego na manhã desta quarta-feira(25), segundo informações da Reuters.

O número de feridos se manteve em 187, incluindo 23 crianças. As autoridades gregas esclareceram que ainda não existe um número oficial das pessoas que permanecem desaparecidas.

A porta-voz dos bombeiros, Stavroula Malliri, afirmou que as autoridades continuam a realizando buscas em localidades no nordeste de Atenas, que foram as mais afetadas pelos fogos.

Stavroula Malliri revelou também que as autoridades receberam dezenas de chamadas de pessoas que procuram familiares ou amigos desaparecidos. A porta-voz frisou que alguns dos desaparecidos podem estar entre os mortos ou então já podem até estar novamente com as suas famílias, sem que as autoridades fossem informadas disso. Mais de 280 bombeiros mantêm-se nas localidades no nordeste de Atenas para conter os incêndios e prevenir reacendimentos.

Mais de 200 bombeiros estão combatendo um outro fogo florestal a oeste da capital grega. Neste caso, as autoridades gregas optaram por evacuar três comunidades durante a noite numa medida de antecipação.

Mais de 1.500 casas foram afetadas e mais de 300 viaturas foram completamente destruídas pelas chamas, sobretudo em Mati, um dos bairros periféricos a norte de Rafina, onde muitos habitantes da capital têm uma segunda casa e passam férias de verão.

O Governo de Alexis Tsipras pediu ajuda internacional na noite da última segunda-feira(23), tendo contado já com a ajuda de alguns países, como foi o caso de Portugal, país atingido por incêndios florestais em junho de 2017, que anunciou o envio de 50 elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB).

O executivo grego já desbloqueou uma verba de 20 milhões de euros (87 milhões de reais), procedente do Programa de Investimento Público, destinada à ajuda imediata e a cobrir as necessidades das zonas mais afetadas. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório