Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Amsterdã se despede de um dos seus mais icônicos símbolos

As letras que compunham "I Amsterdam" foram retiradas porque estavam associadas ao turismo de massas

Notícias ao Minuto Brasil

13:42 - 06/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Holanda

"I Amsterdam", durante dez anos, foi um dos lugares onde era praticamente obrigatório tirar uma foto para quem estivesse de visita em Amsterdã. As letras gigantes se tornaram um símbolo da cidade holandes. Ficavam em frente ao Rijksmuseum e era frequente ver pessoas  andarem em cima delas à procura do melhor registro. O principal motivo da retirada, feita na segunda-feira (3), é o fato de o slogan ter se transformado em um símbolo do turismo de massas, segundo o jornal Het Parool.

A ideia para retirar as letras de "I Amsterdam" foi feita pelo partido GroenLinks, o principal no município de Amsterdã. Apesar de várias críticas à proposta, foi aprovada com maioria pelo conselho municipal.

+ Morador de rua acha R$ 65 mil e entrega a banco de alimentos nos EUA

“A mensagem de ‘I Amsterdam’ é de que somos todos indivíduos na cidade. Queremos mostrar algo diferente: diversidade, tolerância, solidariedade. Este slogan reduz a cidade ao pano de fundo em uma história de marketing”, salienta em comunicado Femke Roosma, conselheira municipal que deu andamento à proposta.

Muitos foram os que não quiseram perder o momento em que as letras foram retiradas por uma grua e foram depois levadas por um caminhão. O Het Parool revela que as letras de "I Amsterdam" vão agora marcar presença em eventos realizados na cidade.

Campo obrigatório