Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Michel Temer está reunido com presidente de Portugal; veja encontro

Presidente do Brasil está em Lisboa para a cerimônia fúnebre do ex-presidente português, Mário Soares

Notícias ao Minuto Brasil

09:22 - 10/01/17 por Notícias Ao Minuto

Política Homenagem

O presidente do Brasil, Michel Temer, foi recebido pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém, na manhã desta terça-feira (10). Os dois têm um encontro privado antes de acompanharem a cerimônia fúnebre do ex-presidente português, Mário Soares, no Mosteiro de Jerônimos. 

Michel Temer chegou a Portugal na madrugada desta terça-feira. Como pontuou o G1, o Brasil fica nas mãos de Rodrigo Maia (DEM-RJ) enquanto Temer estiver no exterior. Além de presidente em exercício, Maia preside a Câmara dos Deputados.

Mário Soares morreu no sábado (7), aos 92 anos, em Lisboa. As homenagens dos chefes de Estado a Soares começam no fim desta manhã. O sepultamento será nesta terça-feira (10), a partir das 15h30, no Cemitério dos Prazeres, após passagem do cortejo fúnebre pelo Palácio de Belém, Assembleia da República, Fundação Mário Soares e sede do Partido Socialista (PS).

Biografia

Nascido em 7 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS. Após a revolução de 25 de Abril de 1974, regressou do exílio na França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Econômica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respectivo tratado, em 1985. Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996. Com informações do jornalista Álvaro Filho.

Leia também: Temer avalia dar ministério a Jovair para facilitar reeleição de Maia

Campo obrigatório