Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cancelada reunião de CPI que discutiria convocação de Lula e Dilma

Motivo foi a falta de quórum: “Surpreende que os parlamentares não estejam aqui", criticou o presidente da comissão, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO)

Cancelada reunião de CPI que discutiria convocação de Lula e Dilma
Notícias ao Minuto Brasil

11:15 - 06/12/17 por Notícias Ao Minuto

Política JBS

Foi cancelada, por falta de quórum, a reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS que votaria nesta quarta-feira (6) requerimentos de convocação, entre os quais os dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Também estavam na pauta requerimentos de convocação dos ex-ministros da Fazenda Guido Mantega e Antonio Palocci, bem como convite para depoimento do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles – ex-presidente do Conselho de Administração do grupo J&F, que controla o frigorífico JBS e outras empresas. As informações são da Agência Câmara.

O relator da CPMI, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), anunciou que pode apresentar seu relatório final na semana que vem. Ele reclamou da ausência de procuradores da República convidados ou convocados para depor, como o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e o ex-chefe de gabinete de Janot Eduardo Pellela.

O ex-procurador-geral havia sido convidado para depor hoje, mas não compareceu. “A CPI fica prejudicada quando se cria uma casta de não investigáveis”, disse Marun, em referência ao argumento dos membros do Ministério Público de que o sigilo funcional desobriga os depoimentos.

+ Acho que o Moro é surdo e não ouve o que eu falo, diz Lula

Queixas

A falta de quórum irritou o presidente da CPMI, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO). “Surpreende que os parlamentares não estejam aqui. Não vou encerrar a reunião porque nem abrir eu posso. Nem quem reclamava e cobrava a votação de requerimentos de políticos compareceu”, disse.

A reunião não chegou a ser aberta a pedido do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que cobrou o cumprimento do regimento comum da Câmara e do Senado, que estabelecem prazo máximo de meia hora para início de reunião.

Além de Pimenta, estavam presentes apenas o presidente, o relator, o deputado Wadih Damous (PT-RJ) e o senador Lasier Martins (PSD-RS). Eram necessários 12 parlamentares para abrir a reunião.

Os trabalhos da CPMI devem se encerrar em 22 de dezembro – mas podem ser prorrogados.

Campo obrigatório