Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça aplicativos do governo que prometem agilizar a sua vida

Os aplicativos são ótimos opções para quem não aguenta tanta burocracia

Conheça aplicativos do governo que prometem agilizar a sua vida
Notícias ao Minuto Brasil

16:16 - 23/11/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Facilidade

Se você é daqueles que não tem paciência para burocracia, precisa conhecer alguns aplicativos do governo que prometem agilizar a sua vida.

O UOL listou os principais. No entanto, um alerta: no sistema Android, é bom tomar cuidado com apps falsos de terceiros. Verifique se o app é confiável.

Meu INSS

O app Meu INSS permite que os cidadãos façam consultas e também emitam extratos. É possível ao beneficiário acessar diversas informações, como dados sobre contribuições, empregadores e períodos trabalhados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

+ Dicas para escolher o celular ideal na Black Friday

FGTS

Não é preciso mais ir a uma agência da Caixa ou esperar chegar a correspondência para saber como está a situação do seu FGTS. No app é possível ver o extrato do seu FGTS, com os depósitos e afins. Além disso, o cidadão pode atualizar o seu endereço sem a necessidade de ir a uma agência da Caixa.

Denatran e Detrans

O aplicativo gratuito do Denatram oferece desconto no pagamento de multas de trânsito. Ele já é válido para vários Estados brasileiros. No app, a notificação ocorre pelo smartphone e o desconto é de 20% se o usuário recorrer ou 40% se pagar sem recorrer. Os Detrans de vários Estados também contam com aplicativos próprios.

CNH Virtual

Segundo destaca o UOL, ainda não está disponível para todo o Brasil, mas a CNH Digital já existe e deve ser disponibilizada para todo o país em fevereiro. O aplicativo governamental está em fase de testes para o Estado de Goiás e, com ele, o motorista pode deixar a CNH física em casa. A CNH digital valerá o mesmo que a emitida em papel.

Correios

Não é preciso ir até uma agência do Correios para verificar como está a entrega de algo. A empresa tem o SRO Mobile (rastreia encomendas e notifica o usuário de mudanças de status), o Correios Mobile (envolve várias consultas a serviços dos Correios), o Preço e Prazo dos Correios (realizar cálculos de preço e prazos de entrega), entre outros.

Imposto de Renda

É possível declarar o imposto de renda pelo celular. A Receita Federal tem aplicativos voltados a diferentes tipos de contribuintes. Além disso, o cidadão pode consultar informações sobre a restituição do IR, além de calcular o imposto mensal e anual dos últimos anos.

Anatel

A Anatel tem dois aplicativos que podem ajudar o consumidor com problemas com operadoras de telefonia. O "Anatel Consumidor" é voltado ao registro de reclamações contra serviços de telecomunicações. O "Serviço Móvel" permite que o cidadão descubra se existe cobertura de sinal na região que você escolher.

Bolsa Família

Os beneficiários do programa Bolsa Família podem usar um aplicativo da Caixa para acessar diversas informações. É possível ver datas de pagamento do benefício, consultar parcelas liberadas e conferir o extrato detalhado. O app ainda envia dicas financeiras e mostra o ponto de atendimento da Caixa mais próximo.

Busca de emprego

O Sine Fácil é um aplicativo do governo que ajuda na busca por um emprego no país. O app do Ministério do Trabalho oferece informações como benefícios de seguro-desemprego, abono salarial, entre outros.

Tesouro Direto

Para os investidores do Tesouro Direto, é possível acompanhar como vão seus rendimentos . O aplicativo Tesouro Direto, da Secretaria do Tesouro Nacional, oferece funções como extrato, operações de investimento, resgate de rendimento, entre outras. É só usar a mesma senha utilizada no site do Tesouro Direto.

Procon

O aplicativo do Procon permite fazer reclamação de alguma empresa. Vários Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, contam com aplicativos do centro de reclamação de consumidores. No de São Paulo é possível ver relação de empresas mais reclamadas, consultar direitos do consumidor, checar listas de sites a serem evitados, além de encontrar canais de atendimento.

Campo obrigatório