Meteorologia

  • 31 MARçO 2020
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ameaça para todos nós: cientistas descobrem 'zona de sombra' na Terra

Comprimento da área é de 400 quilômetros e a largura máxima é de 100 quilômetros

Ameaça para todos nós: cientistas descobrem 'zona de sombra' na Terra
Notícias ao Minuto Brasil

15:00 - 11/04/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Descoberta

Os cientistas noruegueses descobriram uma área "de sombra" na camada de gelo na Groenlândia, onde o gelo está se derretendo muito rapidamente. Isso, por sua vez, tem um impacto sobre o aumento do nível do mar e ameaça com inundação grandes áreas costeiras em todo o mundo, relata um portal científico.

De acordo com o Science Alert, os cientistas noruegueses descobriram uma área "de sombra" na camada de gelo da Groenlândia formada por uma mistura de poeira e fuligem.

À medida que o gelo se derreter rapidamente nesta área, este processo vai afetar o aumento do nível do mar, criando em vastas áreas costeiras por todo o mundo um risco de inundação, advertem os pesquisadores.

Segundo a mídia, o comprimento da zona "de sombra" é de 400 quilômetros e a largura máxima é de 100 quilômetros. O problema é que as algas escuras crescem neste território, o que muda a cor do gelo. Como resultado, o gelo perde sua capacidade de refletir os raios do sol e, assim, derrete mais rapidamente.

Por sua vez, a água contribui para o crescimento das algas, por isso a área "de sombra" aumenta. Assim é desencadeado um mecanismo que se autoalimenta, acelerando o derretimento do gelo.

Os especialistas dizem que a contribuição mais importante para a redução do volume de gelo vem da fuligem em consequência de incêndios florestais e outros processos de combustão. Eles são responsáveis por 73% das mudanças na capacidade da superfície do gelo para refletir os raios solares. Com informações do Sputnik Brasil.

Leia também: Quer fazer uma excursão virtual pela superfície lunar? Veja aqui

Campo obrigatório