Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Morre Mercedes Barcha, viúva e cúmplice de García Márquez

Gabo contava que foi de Mercedes a ideia: primeiro enviaram uma metade com os poucos trocados que tinham

Morre Mercedes Barcha, viúva e cúmplice de García Márquez
Notícias ao Minuto Brasil

14:00 - 16/08/20 por Folhapress

Fama Óbito

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Quando Gabriel García Márquez (1927-2014) terminou de escrever "Cem Anos de Solidão", em 1966, ele e sua mulher, Mercedes, estavam na Cidade do México e não tinham dinheiro para enviar o manuscrito completo para a editora Sudamericana, em Buenos Aires, que havia se comprometido a publicá-lo.


Gabo contava que foi de Mercedes a ideia: primeiro enviaram uma metade com os poucos trocados que tinham. Depois, voltaram para casa, venderam os eletrodomésticos que sobravam e, com o dinheiro, enviaram o restante do livro.


Não se sabia, então, que a obra ajudaria Gabo a ganhar um Nobel de Literatura. Uma vez colocada no correio, Mercedes apenas disse ao marido, em tom de advertência: "Só o que me falta agora é que esse romance seja ruim".


Esta era uma das muitas anedotas que o escritor colombiano contava de sua mulher, sempre em tom de elogio e de homenagem. Sem ela, dizia, ele não teria conseguido construir sua obra.


Mercedes Barcha Prado morreu na noite de sábado (15), aos 87, na Cidade do México, onde o casal vivia há tempos. Além de companheira e cúmplice literária de Gabo, Mercedes também esteve atuante na Fundação Gabo (antes conhecida como Fundação Novo Jornalismo Iberoamericano), criada pelo marido para estimular a formação de jovens jornalistas e reunir os profissionais da América Latina.


Barcha nasceu em 1932, em Magangué, no norte da Colômbia, de uma família de origem egípcia. Tinha seis irmãos e o pai era farmacêutico. Gabo a conheceu em 1941, quando ela tinha 9 anos e ele 13, em Sucre.


O escritor havia crescido em Aracataca, com avós e tias, mas visitava Sucre com frequência, onde seus pais viveram uma época. Ambos se casaram em 1958, na cidade litorânea de Barranquilla, e tiveram dois filhos, Rodrigo e Gonzalo.


No primeiro volume de suas memórias, "Vivir para Contarla", Gabo conta que havia pedido Mercedes em casamento aos 13 anos, mas que apenas a reencontrou alguns anos depois. Na ocasião, pela primeira vez "ela aceitou um convite meu e fomos dançar no domingo seguinte no hotel do Prado". Até aí, Gabo contava ter recebido quatro "nãos" de Mercedes.


É possível conhecer mais dessa história no documentário "Gabo, a Criação de Gabriel García Márquez", de Justin Webster (Netflix).


Em uma entrevista à revista "Playboy", em 1982, Gabo contou que, até fazer sucesso na literatura, o casal passou por muitas dificuldades financeiras, e que Mercedes tinha ficado com todos os afazeres da casa, da criação dos filhos às finanças domésticas, para que ele ficasse liberado para escrever.


"Ela mantinha a casa em pé, enquanto eu estava no front. Foi capaz de proezas maravilhosas", afirmou, referindo-se inclusive a empréstimos pedidos a amigos para o sustento da família.

"Diariamente, ela ainda conseguia cigarros, cadernos, canetas, o que eu precisasse para escrever", resumiu Gabo.


Quando o casal viajou a Buenos Aires para o lançamento mundial de "Cem Anos de Solidão", Gabo pediu a seu editor que o pagamento pelo manuscrito fosse feito "em notas pequenas".

Com isso, forrou a cama do hotel em que o casal se hospedava, para mostrar a Mercedes que o sacrifício, afinal, valera a pena, e que o romance era, de fato, bom.


A Fundação Gabo publicou a nota de pesar: "Incondicional e silenciosa, ela se manteve sempre ao lado do escritor, vivendo com ele todas as aventuras do ofício literário".


Alejandra Fausto, ministra da cultura do México, afirmou, nas redes sociais: "Era a cúmplice indiscutível de Gabo, mãe de Rodrigo e Gonzalo. Voam as borboletas amarelas", referindo-se a uma passagem de "Cem Anos de Solidão".


Em seus últimos anos, Mercedes seguia ativa tanto na Fundação Gabo como na organização do legado literário do marido.

Receba as notícias dos famosos, novelas, BBB e outros reality shows.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de actores, actrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório