Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Existe uma temperatura perfeita para o banho e ela não varia com as estações

Banho de água fria faz bem à saúde? Ou é a água fervendo que faz bem?

Existe uma temperatura perfeita para o banho e ela não varia com as estações
Notícias ao Minuto Brasil

15:30 - 26/10/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Água

Independentemente do horário, há pessoas que tomam banho de água quase fria todo o ano porque defendem que assim se mantêm saudáveis, mas depois há outras que tomam banho com água fervendo. Afinal, quem está certo?

Ainda que os graus possam variar em função da temperatura corporal de cada pessoa, a maioria dos médicos aconselha a tomar banho com água abaixo dos 40 graus.

Quando toma banho em água muito quente “corre o risco de prejudicar a saúde da pele”, explica a dermatologista nova-iorquina Sejal Shah à Women’s Health. Isto porque a água quente faz com que a pele perca os seus óleos naturais e por isso ela fica seca, coçando, sem cor ou até com eczema, descreve a especialista.

Se bem que as duchas muito longas, ainda que com água morna ou até fria, também ressecam a pele.

A água muito quente pode ainda provocar efeitos adversos debaixo da pele, acelerando a circulação sanguínea e fazendo com que as células se inflamem ou até pode fazer com que a pressão arterial baixe, provocando confusão ou desmaio.

Mas, há também provas de que as pessoas que tomam banho de água quente antes de dormir conseguem descansar melhor. Isto porque quando saímos de um banho quente o nosso corpo experimenta uma ligeira diminuição da nossa temperatura corporal, chave para que o cérebro adormeça. Mas, claro, desde que a água não esteja fervendo, é seguro tomar banhos de água mais quente esporadicamente.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório