Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aleitamento materno: benefícios para a saúde e barreiras enfrentadas

Cerca de 820 mil mortes de crianças poderiam ser evitadas por ano só com a melhora nas taxas de amamentação

Aleitamento materno: benefícios para a saúde e barreiras enfrentadas
Notícias ao Minuto Brasil

02:05 - 08/02/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Mamãe

Levantamento realizado pela revista científica The Lancet mostra que os gastos com saúde associados à ausência de aleitamento materno somam mais de US$ 300 bilhões no mundo. Estima-se que esta quantia seja gasta para sanar aspectos negativos que poderiam ser evitados com o aleitamento materno, tais como melhorias cognitivas e anticorpos para o bebê e a redução do índice de câncer de mama e de ovários para a mãe. No Brasil, por exemplo, se as taxas de aleitamento chegassem a 90%, a economia seria de US$ 6 milhões, segundo o levantamento.

Aponta-se que cerca de 820 mil mortes de crianças poderiam ser evitadas por ano só com a melhora nas taxas de amamentação. A amamentação é mais comum em países pobres e/ou entre mães pobres: não fosse pelo aleitamento materno, a diferença em sobrevivência infantil seria ainda maior entre pobres e ricos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva durante os seis primeiros meses de vida, o que ocorre com somente um terço dos bebês em todo o mundo. Questões correlacionadas aos baixos índices e até mesmo ao declínio dos mesmos em alguns países são: 1) a insuficiente ou inexistente licença maternidade em alguns casos; 2) a falta de apoio da família, da comunidade e do local de trabalho; 3) as lacunas de conhecimento dos profissionais da saúde e 4) o marketing agressivo dos substitutos do leite materno.

Quanto à questão do marketing de substitutos do leite materno, já em 1981 foi adotada pela OMS uma regulamentação do mesmo. A regulamentação em questão determina que: i)tais produtos contenham etiquetas e informações com os benefícios da amamentação e os riscos dos substitutos; ii)não haja promoção de substitutos do leite materno; iii)que não sejam doadas amostras grátis dos produtos a grávidas, mães e suas famílias; iv)não haja distribuição de tais produtos gratuitamente ou de forma subsidiada a profissionais e estabelecimentos de saúde.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório