Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Descoberto no AM novo vírus que causa paralisia e pode matar

Não está descartada a hipótese do micro-organismo também estar presente em outros locais, como o Rio de Janeiro

Descoberto no AM novo vírus que causa paralisia e pode matar
Notícias ao Minuto Brasil

06:31 - 22/06/15 por Notícias Ao Minuto

Brasil Fiocruz

Pesquisadores do Instituto Leônidas e Maria Deane, que faz parte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazônia, encontraram um vírus, denominado gemycircularvirus, em fezes de crianças residentes em Manaus, no Amazonas, que pode causar paralisia e até mesmo morte, de acordo com informações do site O Dia. O micro-organismo, afeta pessoas de todas as idades, principalmente as que vivem em locais sem saneamento básico.

Patrícia Puccinelli Orlandi, uma das biólogas pesquisadoras da instituição responsáveis pelo trabalho, revela que inicialmente pensou se tratar de uma variação do rotavírus, já que os sintomas são semelhantes: náusea, diarréia e vômito. "Relatos de médicos da região sobre crianças que ficaram paralisadas aguçaram nossa curiosidade científica para descobrir a causa do problema”, declara a pesquisadora à publicação.

A principal diferença entre o rotavírus e o gemycircularvirus é o agravamento do quadro clínico, pois o paciente sofre de paralisia flácida, ou seja, não consegue mexer as pernas por até uma semana. Segundo Patrícia, o novo vírus pode migrar para o sistema nervoso central, provocar encefalite e levar à morte.

Apesar de ter sido encontrado em Manaus, não está descartada a hipótese do micro-organismo também estar presente em outros locais, como o Rio de Janeiro. Ainda não se sabe como o vírus, proveniente de países da Ásia, chegou ao Brasil.

Campo obrigatório