Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Homem fica preso por uma semana injustamente em São Paulo

Tudo começou em 1997, quando o metalúrgico foi assaltado

Homem fica preso por uma semana injustamente em São Paulo
Notícias ao Minuto Brasil

05:56 - 23/01/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Identidade

José Délcio dos Santos vive um verdadeiro pesadelo desde o último sábado (16), quando tentava fazer uma nova via da carteira de identidade. Preso injustamente, o homem passou sete dias na cadeia, sem saber por qual crime estava sendo detido. Prestes a se aposentar, o metalúrgico precisava de um documento novo. Mas, ao solicitar um novo RG, deparou-se com um mandando de prisão e acabou sendo levado para uma delegacia em Osasco, na Grande São Paulo, segundo reportagem do Jornal Nacional.

Tudo começou em 1997, quando o metalúrgico foi assaltado. Délcio acabou perdendo o carro e os documentos, incluindo sua carteira de identidade. Três anos depois, o assaltante foi preso em flagrante no Acre, usando o nome de José Délcio dos Santos.

Na época do assalto, o delegado desconfiou que a identidade fosse falsa e solicitou ao Instituto de Identificação do Acre que as impressões digitais do preso fossem checadas; o instituto respondeu que as informações de José Délcio dos Santos conferiam com os arquivos do instituto acreano.

O falso José Délcio foi condenado com a identidade do verdadeiro, por isso a justiça do Acre expediu um mandado de prisão. E aí que sobrou pro verdadeiro José Délcio, o que mora em São Paulo. O advogado de defesa do verdadeiro José solicitou um exame para comprovar as impressões digitais e, após o laudo atestando que se tratavam de pessoas diferentes, a prova foi enviada à Justiça do Acre, que revogou a prisão do metalúrgico. “Confirmou-se que realmente se trata de pessoa injustamente presa”.

O instituto de identificação do Acre Afirma informou que não teve tempo hábil para apurar as causas do ocorrido. Agora, a polícia volta a procurar o homem que se fez passar por José Délcio dos Santos.

Campo obrigatório