Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Confira tudo o que aconteceu no 1º dia de desfiles das escolas do RJ

Nesta segunda-feira (8), seis escolas complementam os desfiles do grupo: Vila Isabel, Salgueiro, São Clemente, Portela, Imperatriz Leopoldinense e Mangueira

Confira tudo o que aconteceu no 1º dia de desfiles das escolas do RJ
Notícias ao Minuto Brasil

05:48 - 08/02/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Sapucaí

Os desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro começaram neste domingo (7), às 21h30 até por volta de 4h20 já de segunda-feira, no Sambódromo da Sapucaí.

Nesta segunda-feira (8), seis escolas complementam os desfiles do grupo: Vila Isabel, Salgueiro, São Clemente, Portela, Imperatriz Leopoldinense e Mangueira.

A Estácio de Sá abriu o desfile hoje à noite na Marquês de Sapucaí. A escola levou para a avenida o enredo "Salve Jorge! O guerreiro na fé!", proposta do carnavalesco Chico Spinosa, depois de uma pesquisa de cinco anos sobre o tema e de muitas viagens internacionais na busca da história de São Jorge. A escola escola levou 3.200 componentes e 29 alas para a Sapucaí e com fantasias muito coloridas, a escola teve a benção da igreja para o desfile e não teve grandes problemas durante sua apresentação.

A União da Ilha foi a segunda a cruzar a Sapucaí, cravando 82 minutos no cronômetro, exatamente o tempo máximo permitido. A Ilha contou com bom humor a chegada do espírito olímpico na Cidade Maravilhosa com o enredo "Olímpico Por Natureza, Todo Mundo se Encontra no Rio", segundo o UOL. A comissão de frente reuniu bailarinos, atletas e artistas circenses, sendo que oito dos integrantes eram cadeirantes. Um dos elementos que mais causou comoção foi a pira olímpica conduzida pelo grupo, que soltava fumaça. Entre os destaques da Ilha estavam atletas que já defenderam o Brasil, como Tande, Giovane e Giba, do vôlei de quadra; Shelda e Sandra Pires, do vôlei de praia; Glenda Kozlowsk, que, além de jornalista, é tetracampeã mundial de bodyboard; e Flavio Canto, do judô.

Atual campeã do carnaval carioca e vencedora de sete dos últimos 13 desfiles, a Beija-Flor iniciou seu desfile como favorita. Neste ano a escola de Nilópolis contou a história de Cândido José de Araújo Viana, o Marquês de Sapucaí, que dá nome à rua do Rio transformada em passarela do samba. O cantor Neguinho da Beija-Flor també comemorou 40 anos como intérprete da escola. Um dos últimos carros da escola a entrar na avenida teve um problema e os integrantes se juntaram para tentar unir a alegoria que era dividida em duas partes.

A Acadêmicos do Grande Rio homenageou a cidade de Santos em 2016. Com enrendo “Fui no Itororó beber água, não achei. Mas achei a bela Santos e por ela me apaixonei...”, a escola verde, vermelha e branca trouxe seis carros alegóricos, dois tripés e 33 alas, segundo o UOL. Como de costume, a Grande Rio colocou na avenida muitas famosas, como as musas Ana Hickmann, Thaila Ayala, Monique Alfradique e a nova rainha da bateria, Paloma Bernardi. A atriz Susana Vieira este ano não saiu no chão, à frente da bateria, mas como Rainha da Noite. Em entrevista à Globo, Susana explicou que desfilou no carro a pedido da escola, mas que prefere sair no chão. "Me senti muito triste, assustada, não fui eu", disse. E pediu ao carnavalesco: "Ou ele volta a me por no chão, ou vou sair só na diretoria".

A escola de Padre Miguel usou a história de Dom Quixote de La Mancha, personagem do escritor espanhol Miguel de Cervantes, como inspiração para incentivar o povo brasileiro a enfrentar seus problemas. Com o enredo, "O Brasil de La Mancha: Sou Miguel, Padre Miguel. Sou Cervantes, sou Quixote - Cavaleiro, Pixote Brasileiro", a escola enfrentou problemas. O ensaio técnico da Mocidade, realizado em janeiro na Sapucaí, foi desorganizado e gerou atritos entre diretores. Já na avenida, a Mocidade enfrentou muitos problemas, pois o abre-alas da escola precisou ser desacoplada para sair na dispersão e outros dois carros quebraram. Uma alegoria emperrou na avenida e teve que ser empurrada por integrantes da escola. Outro carro tava partes que caíram durante a apresentação da escola.

Por fim, a Unidos da Tijuca celebrou a terra. A escola levou à avenida um enredo sobre Sorriso, município do Mato Grosso que é considerada a capital nacional do agronegócio e uma das maiores produtoras de soja do Brasil. Segundo o Estadão Conteúdo, a escola manteve a estrutura dos desfiles recentes em que foi campeã e tem chance de conquistar o título. Um dos compositores do samba deste ano é Dudu Nobre.

Campo obrigatório