Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Porto Alegre registra 10ºC, menor temperatura do ano, em meio a onda de frio no RS

A capital gaúcha chegou a atingir 10ºC, mínima em 2024, e a temperatura não deve passar dos 16ºC durante o dia

Porto Alegre registra 10ºC, menor temperatura do ano, em meio a onda de frio no RS
Notícias ao Minuto Brasil

07:45 - 15/05/24 por Folhapress

Brasil CHUVA-RS

(FOLHAPRESS) - Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram que alguns municípios do Rio Grande do Sul registraram, nesta terça-feira (14), as temperaturas mais baixas do ano. A capital gaúcha chegou a atingir 10ºC, mínima em 2024, e a temperatura não deve passar dos 16ºC durante o dia.

O estado, que sofre com enchentes que já mataram mais de 140 pessoas, teve temperaturas ainda menores. Em Quaraí, a mínima foi de 2,1°C, e em Bom Jardim da Serra, 3ºC. Os municípios de Bagé, Canguçu, Dom Pedrito e Caçapava do Sul também ficaram abaixo dos 4ºC .

O frio intenso chega ao estado que tem mais de 267 mil lares sem energia e quase 160 mil sem abastecimento de água, e as baixas temperaturas agravam a situação de milhares de pessoas que estão alocadas em abrigos provisórios. Segundo a Defesa Civil, mais de 500 mil pessoas estão desalojadas e quase 80 mil estão em abrigos públicos.

Especialistas apontam que a alterações térmicas, como quedas bruscas de temperatura, podem afetar o sistema imunológico, aumentando a vulnerabilidade do organismo a condições infecciosas. A concentração de um grande número de pessoas em locais fechados também pode contribuir para a propagação de bactérias.

Junto ao Inmet, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgaram, na semana passada, a chegada de uma frente fria intensa na região. As previsões dão conta de que as temperaturas podem chegar a 0ºC durante a semana nas regiões da campanha e da serra gaúcha, com possibilidade de geada.

O Inmet divulgou, para esta terça (14), alerta de risco potencial associado aos ventos costeiros no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A região sob risco inclui a região metropolitana de Porto Alegre e toda a lagoa dos Patos. O alerta de risco associado às baixas temperaturas inclui, também, o estado de Santa Catarina e partes do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

O Instituto prevê que Porto Alegre registre temperaturas ainda mais baixas amanhã, com 7ºC de mínima e 15ºC de máxima.

Leia Também: Égua é resgatada após dez dias presa em apartamento no Rio Grande do Sul

Campo obrigatório