Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Morre o compositor pernambucano Inaldo Lima Moreira

A cerimônia de cremação está marcada para esta quarta-feira (16), às 11h

Morre o compositor pernambucano Inaldo Lima Moreira
Notícias ao Minuto Brasil

06:44 - 16/08/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Música

Luto na música pernambucana. O compositor Inaldo Lima Moreira faleceu nesta terça-feira (15), no Recife. Aos 79 anos, o artista sofreu um acidente doméstico e, após cerca de um mês de internação no Hospital dos Servidores do Estado de Pernambuco, não resistiu a um quadro de infecção. A cerimônia de cremação está marcada para esta quarta-feira (16), às 11h.

"Inaldo era um profílico compositor, e muitas de suas peças foram estreada por professores e grupos da casa. Vários dos seus discos foram aqui gravados e lançados, com destaque para a série 'Valsas Pernambucanas'", lamentou, em nota, o Conservatório Pernambucano de Música, insituição que costumava frequentar.

+Festival internacional exibe 32 filmes inéditos sobre deficiência

Os três filhos de Inaldo, o jornalista Iuri Moreira, além das instrumentistas gêmeas Maíra e Moema Macedo, foram alunos da instituição. As duas compositoras também se tornaram professoras de bandolim e cavaquinho no conservatório. O artista passou a se dedicar completamente à música nos anos 1990, após se aposentar da função de professor de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Inaldo deixa mais de 400 obras compostas e 15 discos lançados. Composições dele, entre frevos, choros, valsas e arranjos sinfônicos, foram gravados por noms coo Maestro Spok, Fernando Müller e Coral Edgard Moraes.

Campo obrigatório