Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Artistas dizem que Bolsonaro ameaça 'patrimônio civilizatório'

Camila Pitanga, Chico Buarque, Caetano Veloso, Drauzio Varella, entre outros assinaram 'Democracia Sim'

Artistas dizem que Bolsonaro ameaça 'patrimônio civilizatório'
Notícias ao Minuto Brasil

22:17 - 23/09/18 por Folhapress

Cultura Manifesto

Um manifesto assinado por artistas e personalidades públicas, divulgado neste domingo (23), afirma que a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) "representa uma ameaça franca ao nosso patrimônio civilizatório primordial".

Entre os nomes divulgados como de signatários estão os dos cantores e compositores Caetano Veloso e Chico Buarque, das atrizes Dira Paes e Camila Pitanga, dos diretores de cinema Walter Salles e Fernando Meirelles, além do publicitário Washington Olivetto, da apresentadora Bela Gil e do médico e colunista da Folha Drauzio Varella.

Intitulado "Democracia Sim", o texto diz que "é preciso recusar sua normalização [da candidatura de Bolsonaro], e somar forças na defesa da liberdade, da tolerância e do destino coletivo entre nós".

"Votamos em pessoas e partidos diversos. Defendemos causas, ideias e projetos distintos para nosso país, muitas vezes antagônicos", afirma o manifesto. "Mas temos em comum o compromisso com a democracia. Com a liberdade, a convivência plural e o respeito mútuo".

"Em momento de crise, é preciso ter a clareza máxima da responsabilidade histórica das escolhas que fazemos. Esta clareza nos move a esta manifestação conjunta, nesse momento do país. Para além de todas as diferenças, estivemos juntos na construção democrática no Brasil. E é preciso saber defendê-la assim agora."

Bolsonaro, que atualmente está internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, após um atentado a faca, lidera as intenções de voto para a Presidência na pesquisa Datafolha, com 28%. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório