Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Para economista 'é difícil ser otimista em relação ao Brasil no curto prazo'

Sobre a crise no país, Barry Eichengreen afirma que a saída será dolorosa

Para economista 'é difícil ser otimista em relação ao Brasil no curto prazo'
Notícias ao Minuto Brasil

19:25 - 26/06/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Crise

Autor do livro Hall of Mirrors, no qual compara a Grande Depressão dos anos 30 com a Grande Recessão iniciada em 2008, Barry Eichengreen

afirmou que são poucas as razões para ser otimista em relação ao Brasil, em curto prazo.

De acordo com informações do Estadão, o economista diz que "o Brasil tem um problema de mercados excessivamente regulados, empresas estatais ineficientes e competição inadequada entre diferentes setores". Para Eichengreen, a saída pode ser o comércio internacional. "Abrir a economia ao comércio internacional e a cadeias globais de produção é um dos caminhos para enfrentar esses problemas. O melhor seria que as autoridades brasileiras lidassem com essas questões de maneira direta, por meio de reformas estruturais em casa. Depender do comércio para obter esses resultados pode ser menos eficiente agora do que no passado, se de fato o crescimento do comércio global estiver diminuindo".

Sobre a crise no país, Eichengreen afirma que a saída será dolorosa. "O novo governo tem uma boa retórica, mas ainda temos de ver se será capaz de implementá-la. A fragmentação do sistema político brasileiro torna difícil ser otimista. Mas o Brasil sempre foi o país do futuro. E continua a ser", analisa.

Campo obrigatório