Meteorologia

  • 28 JANEIRO 2022
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Muito cuidado! Roncar pode ser sinônimo de problemas graves de saúde

Eis os perigos de que poucos falam.

Muito cuidado! Roncar pode ser sinônimo de problemas graves de saúde
Notícias ao Minuto Brasil

05:18 - 16/12/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Ressonar e apneia do sono

A roncopatia ou ressonar, como é vulgarmente conhecido, é um dos problemas respiratórios mais comuns durante o sono. No entanto, não é normal e para alguns pode ser o primeiro sinal de uma doença com consequências graves. 

Quando o roncar está associado à apneia, isto é, quando há uma interrupção do fornecimento de oxigênio no organismo, podem surgir problemas cardiovasculares como hipertensão, enfarte cardíaco, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e até morte prematura, aponta a Academia Americana de Medicina do Sono. Muitos brasileiros não fazem ideia de que sofrem da doença, mas a realidade é que retira qualidade de vida de quem ronca e de quem está por perto, pelo que procurar ajuda médica é, por isso, o primeiro passo a dar assim que o doente perceba sintomas incomuns.

Habitualmente, a apneia do sono manifesta-se pela roncopatia. Mas a este sintoma juntam-se outros. "A partir do momento em que o paciente se queixa de cansaço durante o dia, dor de cabeça matinal e sono pouco reparador, pode estar também com um distúrbio respiratório”, explica o médico Sérgio Pontes Prado especialista em sono, ao portal Metrópoles.

A apneia do sono, segundo o portal Lusíadas, é mais frequente nos homens, sobretudo a partir dos 40 anos. O excesso de peso é também uma característica comum a muitas pessoas que sofrem desta doença.

Leia Também: Cinco alimentos que vão ajudá-lo (e muito) ter uma boa noite de descanso

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório