Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

5 prazeres diários que podem acabar com a sua saúde

A vida está repleta de momentos que se repetem diariamente e fazem parte da rotina diária. Mas será que são saudáveis?

5 prazeres diários que podem acabar com a sua saúde
Notícias ao Minuto Brasil

06:34 - 24/08/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Rotina

Ter uma rotina implica seguir o mesmo horário, realizar as mesmas tarefas e ter os mesmos hábitos. Mas nem tudo na rotina tem que ser programado e prova disso são alguns dos prazeres diários que se repetem e que são já incluídos quase inconscientemente no dia-a-dia.

É o caso do consumo de vinho durante as refeições. Para algumas pessoas, esta bebida destina-se aos momentos de festa, mas para outras ele deve ser consumido diariamente no almoço e no jantar. Contudo, este prazer está longe de ser saudável.

Conta a BBC Future que três copos de vinho por dia tiram quatro meses de vida aos homens e cerca de meses de vida às mulheres. O risco é claro mas pode variar dependendo do sexo, da idade e do estado de saúde cada um, sendo, porém, quase sempre mais grave para o sexo feminino, uma vez que está provado que o consumo regular de bebidas alcoólicas aumenta o risco de câncer de mama. 

Também com graves consequências para a saúde é o hábito de ver televisão durante muito tempo. Cada vez mais recorrente entre as crianças e os jovens adultos (especialmente os que vivem sozinhos), este hábito pode tirar entre uma hora a um ano de vida por cada duas horas em frente à televisão. Por cada hora que se passa vendo TV, caem minutos da esperança média de vida. E o impacto é idêntico com relação ao consumo de salsichas. Por cada unidade deste alimento processado, a esperança média de vida diminui em 15 minutos. Sim, o consumo de carnes processadas - salsichas, presunto, mortadela, etc. - foi alvo de um alerta por parte da Organização Mundial da Saúde, que associou estes alimentos a um maior risco de câncer.

Ainda no leque dos prazeres diários que devem ser evitados a todo custo está o cigarro. Fumar 20 cigarros por dia tira nada mais, nada menos do que sete anos de vida, ou seja, cada cigarro tira o equivalente a 15 minutos de vida.

Por sua vez, o sedentarismo pode trazer danos para a saúde. Fazer minutos de exercício físico todos os dias oferece dois anos extra de vida a ambos os sexos e por cada minutos de atividade extra é somada uma hora à esperança média de vida da pessoa.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório