Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

5 mitos sobre a saúde ocular desvendados por Harvard

Parar de acreditar em teorias pouco ou nada fundamentadas cientificamente é uma forma de manter a saúde dos olhos intacta

Notícias ao Minuto Brasil

12:53 - 29/08/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

Uma boa saúde ocular pede o uso adequado de óculos (obviamente com a graduação correta), os cuidados máximos na aplicação e uso de lentes de contato, uma rotina de sono e cuidados com a alimentação. Mas não só.

Para se ter olhos saudáveis é igualmente importante deixar de acreditar em algumas teorias, como aquelas que a sabedoria popular teima em repetir. E é isso mesmo que a Universidade de Harvard ajuda a fazer, desmistificando as cinco teorias mais enraizadas e que mais pessoas induzem a erro.

Exercitar os olhos ajuda a adiar a necessidade de usar óculos. 

Mito. Os exercícios para os olhos podem ser uma alternativa quando é detectado um enfraquecimento muscular, por exemplo. Contudo, no que diz respeito à capacidade de enxergar, são muitos os fatores que podem beneficiar ou prejudicar a visão e nenhum deles tem a ver com exercícios.

Ler com pouca luz danifica a visão.

Mito. Quantas vezes você não ouviu alguém dizer que faz mal ler com pouca luz? Possivelmente muitas, mas esta é mais uma teoria errada. Segundo Harvard, independentemente da intensidade da luz, o importante é que a luz esteja refletindo diretamente nas páginas.

A cenoura é o melhor alimento para os olhos.

Mito. Associar a boa visão à visão dos coelhos por comerem muitas cenouras é uma situação comum e uma das desculpas que os pais dão para os filhos comerem o vegetal. A associação não está errada, uma vez que as cenouras possuem vitamina A, contudo, estão longe de ser o único alimento que devem ser ingeridos na hora de proteger a visão: alimentos ricos em vitamina C e E são igualmente importantes.

É preciso fazer uma pausa no uso de óculos e lentes de contato.

Mito. Esta é uma das teorias com menos sentido. Dizem os cientistas de Harvard que uma pessoa deve usar óculos e/ou lentes de contato sempre que necessário, uma vez que forçar a visão é pior – algo que acontece entre as pessoas que têm uma graduação menor e, por vezes, esquecem-se dos óculos.

Estar todo o dia em frente ao computador é ruim para os olhos.

Mito. Existe uma associação entre o uso recorrente de computador e os problemas de visão, contudo, o real problema ocorre quando as pessoas não piscam quando olham para o computador, o que pode causar alguma secura e irritação. Não fazer pausas pode também ser prejudicial.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório