Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

11 sinais que o metabolismo está virado do avesso

Para equilibrar o metabolismo, é preciso saber ouvi-lo

11 sinais que o metabolismo está virado do avesso
Notícias ao Minuto Brasil

13:30 - 21/10/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Sinais

Quando o metabolismo está funcionando bem, o corpo ganha saúde, força e energia. Equilíbrio é a palavra de ordem, mas para conseguir o balanço perfeito, é preciso ouvir e saber dar valor aos sinais que o corpo dá quando o metabolismo está "virado do avesso".

“O nosso metabolismo é basicamente o nosso corpo convertendo comida em energia. (…) Quando as pessoas falam sobre um metabolismo acelerado ou lento, estão se referindo à quantidade de calorias que o corpo queima durante este processo para dar ao corpo as suas necessidades básicas. A isso também chamamos de taxa metabólica de repouso”, explica a coach de nutrição Candice Seti, ao site Bustle.

Independentemente do ritmo que o metabolismo se encontra – se rápido ou lento – os sinais que o corpo dá são bem claros e jamais devem ser desvalorizados, uma vez que podem estar na base de outros problemas de saúde associados a este desequilíbrio.

O cansaço constante e até mesmo extremo é um dos sinais de alerta, uma vez que espelha a incapacidade do corpo regular os níveis de açúcar ou os hormônios. Mas um metabolismo desregulado pode ser ainda a causa da vontade desenfreada de comer doces e das mudanças constantes de humor, que podem ainda dar origem a estados depressivos.

De acordo com a publicação, as mulheres devem também prestar mais atenção à própria menstruação, uma vez que o metabolismo descontrolado pode dar origem a ciclos menstruais irregulares. Também mais comum no sexo feminino é o ganho inesperado de peso e acúmulo de gordura, duas situações que acontecem devido à incapacidade do organismo de transformar a comida em energia. O aparecimento de acne é outro sinal claro de que o metabolismo está virado do avesso.

A prisão de ventre, as idas constantes ao banheiro, a perda de cabelo – muitas vezes associada a problemas de tiroide, relacionada a um metabolismo desregulado – e as temperaturas corporais oscilantes são também sinais de alerta e que devem levar a uma procurar por ajuda médica ou de um nutricionista.

Leia também: Além do protetor solar: veja cuidados essenciais com a pele no verão

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório