Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Álcool é responsável por mais de 700 mil novos casos de câncer por ano

O estudo, relativo a dados de 2012, indica que os cânceres ligados ao álcool representam 5% dos novos casos

Álcool é responsável por mais de 700 mil 
novos casos de câncer por ano
Notícias ao Minuto Brasil

13:47 - 03/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Álcool

O álcool é responsável por mais de 700 mil novos casos e 365 mil mortes causadas por câncer, a cada ano e em todo o mundo, indicam novas estimativas divulgadas no Congresso Mundial contra o Câncer, que decorre em Paris. De acordo com os dados divulgados, os novos casos de câncer (especialmente no esôfago, colo-rectal, garganta, fígado e mama) surgem principalmente nos países desenvolvidos.

"Uma grande parte da população não sabe que o álcool pode provocar câncer", salientou o investigador canadense Kevin Shield ao apresentar os dados preliminares do estudo do Centro Internacional de Investigação sobre o Câncer (CIRC/IARC), uma agência dependente da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O estudo, relativo a dados de 2012, indica que os cânceres ligados ao álcool representam 5% dos novos casos e 4,5% de todas as mortes causadas por câncer a cada ano em todo o mundo.

A América do Norte, a Austrália e a Europa, em particular a Europa de Leste, são as regiões mais atingidas. Mas os países em rápido desenvolvimento, como a Índia ou a China, onde o consumo de álcool está aumentando, poderão se juntar ao grupo dentro de pouco tempo.

Como demonstram vários estudos, a preponderância de casos de câncer ligados ao álcool está estreitamente ligada ao nível de desenvolvimento de um país. O consumo acrescido de álcool que normalmente acompanha o desenvolvimento junta-se também a alterações do modo de vida, de alimentação ou tabagismo, que "multiplicam o risco", considerou o investigador canadense em entrevista à agência France Presse.

Segundo o estudo, que deverá ser publicado no próximo ano numa revista científica, o câncer do esôfago é o mais frequente nos casos de morte associados ao álcool (representando 34% dos 365 mil casos de morte reportados em 2012), à frente do câncer colo-retal (20% das mortes).

Já entre os 704 mil novos casos associados ao álcool, um em cada quatro (27%) são de câncer da mama, entre as mulheres.

O mesmo pesquisador já tinha demonstrado num trabalho publicado em junho que mesmo um ligeiro consumo de álcool por dia (menos de dois copos de vinho ou 30 mililitros de bebidas espirituosas ao dia) pode aumentar o risco de câncer da mama de 5% a 10%.

Kevin Shield realçou que não existe um limite de risco [a não ultrapassar], e que "o risco aumenta de forma linear à medida que aumenta a dose ingerida".

Quanto aos mecanismos biológicos que causam os tumores associados ao álcool, os pesquisadores não os conhecem ainda com exatidão. Entre estes poderá estar o etanol, um agente cancerígeno que pode atuar "de diversas maneiras", disse o especialista. No caso do câncer da mama, o etanol pode modificar os níveis de estrogêneo, disse. Com informações da Lusa.

Leia também: Menstruação altera o cérebro das mulheres, diz pesquisa

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório