Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça alguns hábitos que ajudam a prevenir cálculos renais

Especialista dá dicas que podem ser seguidas no dia a dia

Conheça alguns hábitos que ajudam a prevenir cálculos renais
Notícias ao Minuto Brasil

08:53 - 10/12/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Quem já passou por uma crise de cálculo renal já conhece bem os sintomas: dores na região lombar que, após ficarem mais intensas, começam a se espalhar para a região abdominal e genital.

Segundo explica o urologista Gustavo Alarcon, do Hospital São Luiz, ao site Minha Vida, há hábitos que são capazes de evitar a formação de cálculos renais. Veja quais são:

  • A desidratação pode ser considerada um dos principais fatores da formação de cálculos renais. Para saber a quantidade de água indicada para ser consumida, basta multiplicar o seu peso corporal por 0,03. Assim, uma pessoa com 70 quilos, por exemplo, deve tomar aproximadamente 2,1 litros de líquido por dia. Pode ser água, chá, água de coco, sucos e tudo que hidrate e refresque.
  • Com a rotina agitada, é difícil ir ao banheiro sempre que a vontade de urinar aparece. Mas segurar a urina durante muito tempo prejudica o funcionamento dos rins e aumenta as chances de infeção urinária.
  • O sódio, assim como outros minerais, é importante para o bom funcionamento do organismo, mas, em grandes quantidades, aumenta as chances da formação de micro cristais nos rins, pois impede a absorção de cálcio pelo organismo. Aproximadamente 70% dos cálculos renais são formados desse mineral. 
  • O álcool inibe um hormônio antidiurético produzido pelo organismo, chamado vasopressina. Esse hormônio faz o corpo reabsorver certa quantidade de água existente na urina, o que impediria a desidratação.
  • As proteínas, encontradas em grande quantidade na carne vermelha, facilitam o acúmulo de ácido úrico nas juntas e nos rins, causando crises de gota e de cólicas renais. 

Leia também: 6 dicas para não cair nos piores quartos de hotéis

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório