• 26 ABRIL 2024

O karma existe por culpa dos neurônios, aponta estudo

Amor com amor se paga e ruindade com ruindade (quem sabe a dobrar) se paga e tudo à boleia do cérebro

O karma existe por culpa
dos neurônios, aponta estudo

16:20 - 18/04/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Ação

De acordo com a definição dada pelo dicionário, karma é a lei de ação e reação, o famoso 'aqui se faz, aqui se paga'. Mas, e se o karma for nada mais, nada menos do que a ação espelhada dos neurônios?

Segundo um estudo da Universidade de Tel Aviv, de Israel, as ações das pessoas dependem, em primeiro lugar, das ações das pessoas com quem interagem. Mais concretamente: amor gera amor e maldade gera maldade, por exemplo.

De acordo com o Buena Vida do El País, os pesquisadores israelenses analisaram o comportamento dos médicos do Bnai Zion Medical Center e concluíram que os clínicos atuavam conforme o comportamento dos pais dos bebês que os confrontavam, ocorrendo uma pior escolha para o tratamento quando a abordagem dos pais era mal-educada ou menos adequada. O efeito contrário, um melhor tratamento perante uma atitude mais correta e honesta, também foi notada.

De acordo com os cientistas, esta tendência em ‘pagar com a mesma moeda’ em nada tem a ver a incapacidade de lidar com críticas ou a vontade constante de agradar, deve-se, na verdade, aos neurônios-espelho, que são células presentes no córtex pré-motor e que desencadeiam ações tendo em conta ações observadas, numa espécie de imitação que acontece não só no comportamento humano, como também na base neural.

Para os investigadores, o sentido de karma (ou de resposta por imitação) está presente nas mais variadas situações do dia a dia.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser