Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Entenda a importância da avaliação postural infantil para a saúde

Especialista explica qual o momento certo de recorrer a consulta médica

Entenda a importância da avaliação
postural infantil para a saúde
Notícias ao Minuto Brasil

13:23 - 21/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde infantil

Dor nas costas, formigamento, barriga acentuada e até mesmo dor de cabeça são alguns dos sintomas causados pela má postura, que a cada dia mais afeta além dos adultos, também as crianças. De acordo com um estudo realizado pela UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista), a cadeira e mochila escolares são as principais vilãs no processo de desenvolvimento da má postura em crianças de 8 a 11 anos.

A pesquisa avaliou 330 crianças dessa faixa etária e concluiu que as medidas das cadeiras são inadequadas e causam a má postura dos pequenos. Além disso, em relação as mochilas, o peso transportado pelos alunos é extremamente alto e, por isso, também contribui para a alterações posturais e possível desenvolvimento de deformidades estruturais da coluna vertebral.

+ Entenda a importância da boa saúde da mãe para o aleitamento

Segundo o especialista em ortopedia, traumatologia, cirurgia da coluna vertebral e professor da faculdade de medicina do Hospital Santa Marcelina, Dr. Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues, é necessário que os adultos que convivem com a criança prestem atenção na sua postura desde o momento em que ela começa a andar. “Devido à sua flexibilidade, a criança tem tendência a ficar em posições erradas e mesmo assim se sentir confortável. Por isso, devemos ficar atentos a posição corporal de nossas crianças, seja para observamos posições erradas e já corrigi-las ou para identificar o início de uma deformidade que se apresente de maneira leve”, completa o médico.

O ortopedista ainda explica que algumas atividades físicas e esportes podem comprometer a saúde postural das crianças, como exercícios com muito peso, que podem gerar dor por excesso de força ou exercícios com um grande número de repetições. Por isso, a importância em observar e acompanhar a vida da criança, já que a longo prazo a má postura pode evoluir para algumas doenças, como: perda ou aumento das curvas naturais da coluna vertebral.

“Sempre que os pais tiverem alguma dúvida sobre a postura das crianças é necessário consultar um especialista. Muitas deformidades da coluna nem sempre estão ligadas a má postura, porém, tem seu início de maneira sutil. Assim, sempre que reparar algo de errado na maneira de sentar ou levantar dos pequenos, consulte um especialista, pois frequentemente o diagnóstico de uma possível deformidade pode ser retardado, sendo feito apenas quando as alterações já estão severas ”, finaliza Luiz Cláudio.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório