Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Turismo de cinema' se torna moda na Itália

Cada vez mais os turistas querem visitar cidades representadas nas telonas

'Turismo de cinema' se torna moda na Itália
Notícias ao Minuto Brasil

15:16 - 06/11/17 por ANSA

Lifestyle Turistas

A paixão em visitar os lugares que "fazem sonhar" nas telas de cinema está se tornando cada vez mais comum na Itália e se torna um negócio com dimensões milionárias. "As produções estrangeiras representam um segmento excepcional para mostrar as belezas da Itália. O 'cineturismo' no país gera, para as cidades onde se realizam as filmagens, um benefício econômico equivalente a 261,7 milhões de euros", diz Massimo Feruzzi, responsável pelo estudo publicado pela empresa JFC.

Os sítios mais visitados pelos turistas são os mais variados: desde as cidades de Piemonte, como Alba, Mango e Santo Stefano Belbo, vistas no filme "Uma questão pessoal", de Paolo Traviani, aos clássicos pontos turísticos de Roma. De acordo com o estudo, dos quase 262 milhões de euros gerados, "a maior parte, cerca de 198 milhões de euros, são deixados pela produção durante as gravações" e o valor deixado por turistas nacionais e/ou internacionais fica na casa dos 63,8 milhões de euros.

+ Os melhores destinos para viajar em 2018, segundo a 'Lonely Planet'

Também a televisão faz sua parte. Basta pensar na Úmbria de Don Matteo e, obviamente, da Vigata di Montalbano, lugar imaginário, mas fortemente desejado por visitantes. Uma rápida visita no Google mostram mais de 100 mil resultados na busca pela cidade que não existe na vida real.

- Toscana lidera: Entre os destinos italianos que mais abrigam gravações, os chamados "film friendly", está a Toscana, que conta com 14,5% das preferências. Em seguida vem a Púglia (9,2%), a região de Trentino-Alto Ádige (6,9%), Sicília (6,5%), Piemont (6,1%), Vêneto (5,6%), Lombardia (5,3%) e Friúli-Veneza Giulia (5,2%). Com informações da Ansa.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório