Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Você sabe quanto óleo de coco pode consumir por semana?

Será que anda exagerando na quantidade usada?

Você sabe quanto óleo de coco pode consumir por semana?
Notícias ao Minuto Brasil

19:05 - 28/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

O óleo de coco é um dos alimentos da moda. Desconhecido por muitos e ignorado por tantos outros ao longo destes últimos anos, a gordura proveniente da fruta passa, agora, a ser uma das queridinhas da alimentação, sendo incluída em todo o tipo de refeições ao longo do dia.

Mas o óleo de coco é uma opção realmente saudável? Depende da quantidade. Embora não haja ainda um total consenso entre nutricionistas, o óleo de coco é visto como uma opção melhor quando comparado com outro tipo de gorduras, como o óleo de girassol, o óleo de palma, etc. Porém, o óleo de coco é uma fonte de gordura saturada, aquele tipo de gordura que temos de fugir por ser maléfica à saúde. Falando em números: uma colher de sopa de óleo de coco tem 13 gramas de gordura, 11 das quais saturada.

+ Comer mais vegetais pode frear demência, aponta estudo

Como destaca a revista Women’s Health, um adulto saudável com uma alimentação de 2000 calorias diárias deve ingerir cerca de 200 calorias provenientes de gordura. Uma colher de sopa de óleo de coco oferece logo 120 calorias, o que equivale a cerca de 22 gramas de gordura saturada. Mas a matemática não é assim tão simples, pois a gordura saturada está presente em muitos alimentos ingeridos diariamente, como a carne vermelha, os iogurtes, entre outros, o que faz com que esses 22 gramas ‘máximos’ sejam facilmente ultrapassados.

Mas isto é motivo para abdicar de vez do óleo de coco? Não. Este tipo de gordura deve fazer parte de um plano alimentar saudável, equilibrado e variado, podendo substituir o azeite em algumas situações e as gorduras 'ruins' em outras.

De acordo com os especialistas consultados pela publicação, o ideal é comer uma colher de sopa de óleo de coco por dia, sete por semana no máximo. Contudo, para quem tem os níveis de colesterol acima do recomendado, o uso de óleo de coco deve ser substituído pelo azeite, que é uma gordura mais benéfica para o coração.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório