• 29 ABRIL 2024

Descoberta molécula protetora contra a esclerose múltipla

Pesquisadores identificaram, através de experiências com ratinhos, uma molécula cuja produção está ligada à testosterona que parece proteger contra a esclerose múltipla, uma doença que afeta as mulheres três a quatro vezes mais do que os homens.

Descoberta molécula protetora contra a esclerose múltipla

14:49 - 30/01/18 por Lusa

Lifestyle Estudo

Quando os roedores femininos, manipulados geneticamente para sofrerem o equivalente à esclerose múltipla humana, foram tratados com esta molécula protetora, os sintomas desapareceram, explicaram os cientistas cuja descoberta foi publicada nos Procedimentos da Academia Americana de Ciências.

"Este avanço poderá conduzir a um nível inteiramente novo de terapia contra a esclerose múltipla", declarou Melissa Brown, professora de Imunologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, em Chicago, principal autora do trabalho.

+ 10 vezes que você errou na cozinha: saiba quais são para não repeti-las

Até o momento, os cientistas não compreendiam como a testosterona fornecia essa proteção contra a esclerose múltipla.

A esclerose múltipla é uma doença inflamatória que ataca o sistema nervoso central, destruindo a mielina, uma substância envolvente e protetora das fibras nervosas no cérebro e na medula espinhal.

Estes cientistas descobriram que a testosterona provoca uma reação em determinadas células imunológicas que produzem a molécula protetora nos ratinhos machos. Esta molécula provoca uma série de reações químicas que impedem a formação de outro tipo de célula imune que ataca diretamente a mielina.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser