Meteorologia

  • 21 SETEMBRO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bebe água com limão? Cuidado com os dentes

Pesquisadores britânicos descobriram que ingerir bebidas ácidas, como chás de fruta e águas com aromas, pode corroer e danificar o esmalte dos dentes.

Bebe água com limão? Cuidado com os dentes
Notícias ao Minuto Brasil

21:17 - 28/02/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Uma equipe de pesquisadores do King's College, em Londres, descobriu que consumir essas bebidas entre as refeições e saboreá-las por muito tempo aumenta o risco de erosão dentária. O estudo publicado no British Dental Journal apresenta a análise que foi realizada à dieta de 300 indivíduos que sofriam de erosão dentária severa.

Sucos, chás de fruta, bebidas 'light', com açúcar e águas aromatizadas são líquidos ácidos e podem corroer os dentes, aponta o estudo. A situação piora quando se passa muito tempo saboreando essas bebidas antes de as engolir.

+ Você sabia que essas celebridades adoram cozinhar?

Refrigerantes sem açúcar são quase tão erosivos quanto os com açúcar, explicam os pesquisadores. Vinagre e conservas também podem levar à erosão dentária. "Se demora mais de cinco minutos para ingerir uma destas bebidas, por exemplo, ou se ‘brinca’ com a fruta nos dentes antes de engoli-la, poderá realmente deteriorá-los", diz Saoirse O'Toole, do Instituto Dental do King's College, uma das autoras do estudo.

"Após comer uma maçã, tente não consumir nada muito ácido nesse dia”, recomenda. "Se bebeu vinho à noite, não beba chá de fruta de manhã", afirma.

Bebidas e refeições

Os cientistas descobriram que quem bebe água com uma rodela de limão ou chá quente de fruta entre as refeições têm mais onze vezes de probabilidade de sofrer de erosão dentária média ou severa. Esse número diminui para menos de metade quando as bebidas eram ingeridas durante as refeições.

Segundo Russ Ladwa, do comitê de saúde e ciência da Associação Dental Britânica, ingerir bebidas ácidas durante uma refeição minimiza os danos porque mastigar comida aumenta a produção de saliva, que é alcalina e amortece a acidez.

Ladwa recomenda beber água e bebidas nutritivas como leite, além de alimentos que neutralizam o ácido, como queijo. A erosão dentária é reconhecida como uma das maiores causas de danos aos dentes em todas as gerações.

Bebidas ácidas

- Álcool

- Chás de fruta

- Água com aromas

- Sucos

- Refrigerantes ‘light’ ou ‘diet’

- Bebidas com açúcar

Bebidas que não são ácidas

- Água

- Chá

- Café

- Leite

- Água com gás

O que é a erosão dentária?

- É a perda progressiva do revestimento dental por processos químicos que não envolvem ação bacteriana.

- A acidez dos alimentos e bebidas é mais relevante para a erosão que o açúcar (bactérias, em conjunto com o açúcar, provocam cáries, não erosão).

- Dieta, estilo de vida, o ambiente e, em alguns casos, tipos de medicação podem aumentar os riscos de erosão dentária.

- Usar pasta de dentes com flúor, liquido para bochechar e alterar a dieta podem reduzir o risco de erosão.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório