Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Confira as dicas essenciais para preparar bem os cogumelos

O mais famoso dos cogumelos é ainda o branco, com o chapéu bem definido, fazendo lembrar o vulgar champignon

Confira as dicas essenciais para preparar bem os cogumelos
Notícias ao Minuto Brasil

10:17 - 21/03/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Fungo

Quando falamos de cogumelos, temos atualmente uma gama de opções à nossa disposição nos supermercados e feiras de rua. Algumas pessoas chegam, inclusive, a plantar as espécies em sua própria casa, a fim de baratear o consumo da iguaria. O cogumelo nada mais é do que o nome comum dado às frutificações de alguns fungos.

O mais famoso dos cogumelos é ainda o branco, com o chapéu bem definido, fazendo lembrar o vulgar champignon. Todo o resto ainda está distante do conhecimento do público em geral.

+ Sommelier dá dicas de harmonização para a Páscoa

Ainda assim e ultrapassada a resistência na escolha de uma espécie diferente, resta uma dúvida que perturba quem se dispõem cozinhá-los, nomeadamente como devem ser preparados e o que fazer com eles.

A primeira regra de ouro diz respeito à limpeza do cogumelo, qualquer cogumelo fresco, deve ser limpo, se possível, apenas com um pincel ou uma escova.

Caso não seja possível remover a totalidade da sujidade, podem ser passados por água e envolvidos num pano seco, para nunca os deixar encharcados. Com este procedimento, evitamos a perda dos seus frágeis aromas, bem como mantemos a sua textura original.

Esta é outra das regras a ter em conta quando proceder à preparação deste ingrediente, utilizado pelos portugueses em muitos pratos.

O branqueamento que é feito para eliminar toxinas

Há ainda a questão da necessidade de branqueamento prévio ou não dos cogumelos antes da sua confeção. Embora sem unanimidade para a generalidade dos cogumelos, este procedimento pode ser imprescindível para algumas espécies, uma vez que são tóxicas caso não se recorra a este método.

Esse é o caso das morquelas (Morchella costata, M. esculenta ou M.conica), por sinal muito apreciadas, que devem ser branqueadas e cozinhadas prolongadamente (20 minutos).

Depois deste procedimento, não há qualquer risco de consumo destas espécies, uma vez que as toxinas desaparecem com estes métodos. Uma outra regra é a forma como devem ser cozinhados, sendo que é recomendado a rápida cozedura em fogo alto, especialmente em recipientes largos e baixos, de forma a não haver sobreposição dos cogumelos. Deste modo, pretende-se que seja libertado o excesso de humidade.

Simultaneamente, com este procedimento, é conservada parte da água de constituição do cogumelo, para que se preserve a textura e o sabor deste. Tomadas todas estas precauções, a primeira abordagem a uma nova espécie, seja simples, de forma a poder extrair todo o seu sabor e textura.

Dessa forma, pode-se simplesmente saltear na frigideira o cogumelo em causa, com um pouco de azeite (de sabor suave) ou manteiga, uma pitada de alho (pouco, para não camuflar o sabor), sal e pimenta a gosto. Simples e saboroso.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório