Meteorologia

  • 18 JUNHO 2019
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Veja dicas para prevenir a cárie na infância

É preciso ter atenção com os cuidados bucais mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes

Veja dicas para prevenir a cárie na infância
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 15/04/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle dentes perfeitos

Os cuidados com a higiene bucal devem ser indispensáveis em todas as etapas da vida, começando na infância com os dentes de leite. Uma criança que tem a saúde da boca negligenciada pode desenvolver vários problemas até mesmo na vida adulta, sendo o mais comum deles a cárie, que se não tratada pode levar à perda dental.

“Esses cuidados devem ser iniciados até mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes, higienizando a boca do bebê com gaze umedecida após aleitamento ou uso da mamadeira e, principalmente, antes de dormir. Ao aparecer o primeiro dente, a higiene já deve ser feita por meio da escovação”, afirma Flávia Mastrorosa, dentista da Odonto Empresas.

+ 5 erros comuns que prejudicam os dentes

Para a odontologista, é dever dos pais monitorar a escovação das crianças e levá-los ao dentista regularmente. “São cuidados simples, como a escovação dos dentes, o uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista, que podem evitar contratempos na própria infância e também na fase adulta”, sugere Flávia.

Cuidados para o resto da vida

Vale destacar que ter o devido cuidado com a boca desde cedo também faz com que a criança dificilmente esqueça a importância e os conceitos básicos da higiene bucal durante toda a vida.

“É interessante fazer associações, como o movimento da escova com o de um trenzinho ou de um carrinho por exemplo, para tornar o ato de escovar o dente divertido para o pequeno”, exemplifica.

Fio dental e alimentação

A dentista ressalta que a limpeza da boca não é resolvida apenas pela escovação dental, mas também com o uso diário do fio dental com orientação direta dos responsáveis pela criança.

“Vale frisar que não é preciso proibir a ingestão de doces e alimentos gordurosos, mas sim limitar esse consumo e também introduzir mais frutas e verduras na alimentação, pois essas atuam como ‘raspadores’, auxiliando na limpeza dos dentes”.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório