Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Lei islâmica não obriga mulheres a cobrir o rosto, dizem teólogos

O presidente do Conselho, Muhammad Khan Sheerani, aconselhou, no entanto, "as mulheres a respeitarem a moral e a adotarem uma atitude cuidadosa"

Lei islâmica não obriga mulheres a cobrir o rosto, dizem teólogos
Notícias ao Minuto Brasil

13:04 - 20/10/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Paquistão

A principal autoridade religiosa do Paquistão afirmou hoje (20) que a lei islâmica ('sharia') não obriga as mulheres a cobrir o rosto, as mãos ou os pés. O Conselho da Ideologia Islâmica, criado em 1962 para aconselhar o parlamento paquistanês sobre a compatibilidade das leis do país com a 'sharia', divulgou esta decisão depois de uma reunião realizada na segunda-feira.

O presidente do Conselho, Muhammad Khan Sheerani, aconselhou, no entanto, "as mulheres a respeitarem a moral e a adotarem uma atitude cuidadosa na sociedade", segundo um porta-voz da instituição citado pela agência France Presse. O dignitário recomendou, por outro lado, às mulheres que "se cubram completamente em caso de ameaças ou ações maliciosas".

A decisão do Conselho foi considerada encorajadora por Farzana Bari, uma ativa defensora dos direitos humanos paquistanesa. "Os dignitários conservadores estão na defensiva. Veja-se a decisão do Supremo Tribunal relativa à lei sobre a blasfêmia, isso encoraja os membros do clero a tomar a palavra e a evocar uma reforma da lei", afirmou, também à France Presse.

Campo obrigatório