Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump diz que 'dois lados' são culpados por violência na Virgínia

Presidente afirmou, ainda, que grupos antifascismo foram 'violentos'

Trump diz que 'dois lados' são culpados 
por violência na Virgínia
Notícias ao Minuto Brasil

19:48 - 15/08/17 por ANSA

Mundo EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (15) que os "dois lados" foram culpados pelos episódios de violência em Charlottesville, na Virgínia, no último fim de semana.

Um dia depois de ter cedido a pressões para fazer uma clara condenação de racistas e supremacistas brancos, o republicano voltou a mudar seu discurso e jogou também sobre a "extrema esquerda" a responsabilidade pelos distúrbios em Charlottesville.

"Acho que houve culpa nos dois lados. E sobre a extrema esquerda que chegou cobrando a extrema direita, eles têm alguma aparência de culpa? E quanto ao fato de eles terem avançado com bastões nas mãos? Eles têm algum problema? Eu acho que eles têm", declarou o mandatário durante uma coletiva de imprensa na Trump Tower, em Nova York.

+ Talibã alerta Trump para retirar tropas do Afeganistão

O presidente ainda afirmou que havias "muitas pessoas ruins no outro grupo", referindo-se à esquerda, e cidadãos "muito legais" nos dois lados. "Tinha um grupo de um lado que era muito ruim, e do outro lado um que era muito violento, e ninguém fala isso, mas eu digo", acrescentou.

No último sábado (12), supremacistas brancos fizeram uma manifestação contra negros, imigrantes, gays e judeus sem precedentes na história recente dos Estados Unidos. O catalisador foi um projeto para derrubar uma estátua do general Robert Lee, líder confederado derrotado na Guerra Civil Americana, em Charlottesville.

Ao mesmo tempo, grupos de esquerda protestavam contra a manifestação neonazista, quando um jovem de 20 anos, o ultranacionalista James Fields, jogou seu carro contra eles, matando a ativista Heather Heyer.

Passados três dias do ataque, Trump continua se recusando a tratá-lo como um ato de terrorismo. "Você pode chamá-lo como quiser: terrorista, assassino... Para mim, ele é um assassino", salientou o presidente, respondendo a um jornalista que lhe perguntara sobre como Fields podia ser chamado.

Logo após o atentado, Trump havia declarado que condenava o fanatismo e a violência "de muitos lados", dando ênfase a esse último termo. Dois dias depois, na segunda-feira passada (14), ele mudou o discurso.

"O racismo é malvado, e aqueles que causam violência em seu nome são criminosos e bandidos, incluindo KKK [Klu Klux Klan], neonazistas, supremacistas brancos e outros grupos de ódio, são repugnantes a tudo o que consideramos importantes como americanos", afirmou Trump na ocasião. (ANSA)

Campo obrigatório