Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Grande Mancha Vermelha de Júpiter pode ser fonte de calor

A Mancha intriga os pesquisadores desde a descoberta do planeta, no século XVII

Notícias ao Minuto Brasil

22:34 - 27/07/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Uma pesquisa financiada pela Nasa aponta que a Grande Mancha Vermelha de Júpiter pode ser a fonte de calor por trás das altar temperaturas em atmosferas superiores.

Cientistas do Centro de Física Espacial da Universidade de Boston estão mapeando as temperaturas acima do topo das nuvens do planeta e descobriram que as temperaturas são muito maiores em certas latitudes e longitudes do hemisfério sul de Júpiter, onde a mancha está localizada.

"Nós vimos quase imediatamente que as temperaturas máximas estavam acima da Grande Mancha Vermelha. Isso seria uma estranha coincidência ou uma grande idéia?", disse o principal autor do estudo, James O'Donoghue, à Nasa.

A Grande Mancha Vermelha de Júpiter intriga os pesquisadores desde a descoberta do planeta, no século XVII. Ela possui de duas a três vezes o tamanho da Terra.

A sonda Juno, da agência americana, entrou na órbita de Júpiter recentemente, na que foi considerada pela Nasa uma de suas missões mais difícieis. Foram 5 anos de viagem. Ela passará 20 meses em torno do maior planeta do Sistema Solar e poderá observar ainda melhor essa mancha.

Confira aqui a imagem da Mancha divulgada pela Nasa em alta definição.

Campo obrigatório