Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Planalto devolverá obras de Portinari ao Museu de Belas Artes

Obras começaram a ser emprestadas à Presidência a partir de 1956, num contrato que foi prorrogado até o fim deste ano

Planalto devolverá obras de Portinari
ao Museu de Belas Artes
Notícias ao Minuto Brasil

18:50 - 28/12/16 por Folhapress

Cultura Rio

Mais de 48 obras, entre pinturas, esculturas e mobiliário de artistas famosos como Portinari, Ianelli e Guignard, que estavam expostos no palácios do Planalto e do Alvorada, serão devolvidos ao Museu Nacional de Belas Artes, no Rio.

As obras começaram a ser emprestadas à Presidência a partir de 1956, num contrato que foi prorrogado até o fim deste ano. O pedido para que elas retornassem partiu da própria diretora do museu, Mônica Xexéo.

"Solicitamos a devolução por questão protocolar de preservação", diz Xexéo. Segundo ela, com o retorno das obras, a ideia é organizar mostras temporárias com esse acervo. "Recebemos um público anual de 150 mil pessoas, vindas de todas as partes do país."

As obras serão devolvidas em duas levas, a começar nesta semana e a terminar na primeira semana de janeiro. A primeira leva, com cerca de 30 itens, chegou nesta quarta (28) no Rio.

Segundo informou a assessoria de imprensa do Planalto, as peças serão substituídas por material do acervo da presidência.

A diretora do museu confirma que chegou a oferecer a substituição das peças por obras de outros artistas, incluindo Romero Britto, o que despertou críticas nas redes sociais assim que a notícia foi publicada.

"Todos os artistas devem ser respeitados, mas nunca houve uma contrapartida específica, como a de substituir Portinari por Romero Britto", diz. "Acho até deselegante prestigiar um e depreciar o outro. Todos têm o seu renome." Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: Museu Imperial do RJ ganha pintura rara de 1838

Campo obrigatório