Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Melhor do Mundo: saiba quem pode suceder Messi e Cristiano Ronaldo na premiação

Entre 2008 e 2017, nenhum outro jogador, a exceção de Messi e Cristiano Ronaldo, ganhou o título

Melhor do Mundo: saiba quem pode suceder Messi e Cristiano Ronaldo na premiação
Notícias ao Minuto Brasil

14:24 - 16/01/24 por Estadao Conteudo

Esporte Premiação

A vitória de Lionel Messi no prêmio de melhor jogador do mundo de 2023, no The Best, foi surpreendente. Sem a presença de nenhum dos três finalistas - primeira vez que isso ocorre desde 2016, quando a premiação foi instituída -, Thierry Henry, um dos cerimonialistas, "recebeu" simbolicamente o prêmio, sob os olhares de constrangimento do público presente. Essa pode ter sido, no entanto, a última vez que o craque argentino vence a premiação.

Entre 2008 e 2017, nenhum outro jogador, a exceção de Messi e Cristiano Ronaldo, ganhou o título, seja na cerimônia realizada pela Fifa ou na da revista France Football, que organiza o prêmio Bola de Ouro. Desde então, três nomes "furaram" a bolha: Luka Modric (2018), Robert Lewandowski (2020 e 2021) e Karim Benzema (2022). Em 2023, Messi ficou empatado em pontos com Erling Haaland, mas ganhou nos critérios de desempate.

Com a ida de Lionel Messi para o Inter Miami, dos Estados Unidos, e Cristiano Ronaldo para o Al-Nassr, da Arábia Saudita, o espaço de melhor do mundo se mostra aberto a novos nomes. Messi ainda esteve entre os finalistas do The Best em 2023, mas atrás de Haaland e Mbappé. Além dos atacantes, outros nomes devem brigar pelo estrelato nos anos a seguir: Jude Bellingham e Vinicius Júnior, do Real Madrid, Harry Kane, do Bayern de Munique, e Julián Álvarez, companheiro do norueguês no City.

Para a premiação de 2024, tanto da Bola de Ouro quanto do The Best, esses são os nomes mais "fortes" na briga pelo título de melhor do mundo. Campeões da Supercopa da Espanha neste domingo, contra o Barcelona, Bellingham e Vini Jr. são referências do Real Madrid. O inglês, contratado junto ao Borussia Dortmund nesta temporada, é o artilheiro da equipe que lidera o Campeonato Espanhol, com 17 gols em 24 jogos.

Vini Jr. chegou a ser cotado a melhor do mundo em 2021/2022 e 2022/2023, mas não esteve entre os finalistas. Nessa temporada, sofreu uma ruptura no bíceps femoral esquerdo que o tirou de campo entre novembro e janeiro. Mesmo assim, tem nove gols em 16 jogos até aqui - três destes somente na última partida, contra o Barcelona, na decisão da Supercopa da Espanha.

Com os três gols anotados só no primeiro tempo, ele entrou para o seleto grupo de jogadores que fizeram o hat-trick na história do "El Clássico". Ele se junta agora a nomes como Romário, Evaristo de Macedo, Messi, Suárez, Puskás, Iván Zamorano, Gary Lineker e Jaime Lazcano. Ele é o primeiro nome do Real Madrid a realizar o feito.

A dupla do City também tem uma temporada artilheira. A equipe ainda briga pela liderança do Campeonato Inglês, mas tem 100% de aproveitamento na Liga dos Campeões - não é derrotado na competição desde a temporada 2021/2022 - e já conquistou a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes neste ano.

Haaland não atua desde dezembro e deve ficar fora até fevereiro, segundo Pep Guardiola, enquanto se recupera de um estresse na estrutura óssea do pé. Mesmo assim, já marcou 19 gols em 22 jogos. Julián Álvarez tem suprido a ausência do norueguês no ataque. Titular da seleção argentina, o camisa 19 já esteve entre os dez primeiros colocados nas última premiações da Fifa e da France Football. Em 2023/2024, são 12 gols em 29 jogos. Também soma oito assistências no período.

REPETINDO LEWANDOWSKI

O sucesso duplo de Robert Lewandowski pode servir de inspiração para Harry Kane. Em sua primeira temporada no Bayern de Munique, o ex-jogador do Tottenham - maior artilheiro da história do clube inglês - pode superar o recorde de gols em uma só edição do Campeonato Alemão.

Em 2021, o polonês quebrou a marca de Gerd Müller e marcou 41 gols em 34 jogos possíveis. Até aqui, Kane tem 22 gols em 16 partidas do Campeonato Alemão. Se seguir o mesmo desempenho na segunda metade da competição, pode chegar a até 44 gols. Em 2019/2020, quando foi eleito melhor do mundo pela Fifa, Lewandowski também conquistou a Liga dos Campeões, o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório