Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

COI promete "o mais duro programa antidoping" em Sochi

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, afirmou nesta quinta-feira que a Olimpíada de Inverno de Sochi, no próximo ano, na Rússia, contará com "o mais duro programa antidoping que já tivemos nos Jogos Olímpicos".

COI promete "o mais duro programa antidoping" em Sochi
Notícias ao Minuto Brasil

12:37 - 21/11/13 por Agencia Estado

Esporte Garantia

O dirigente fez a promessa durante visita a Seoul, na Coreia do Sul, para onde viajou para acompanhar os preparativos na cidade sul-coreana de Pyeongchang para os Jogos de Inverno de 2018.

Ao falar sobre o controle antidoping que será realizado na Olimpíada de Sochi, marcada para acontecer entre 7 e 23 de fevereiro de 2014, Bach destacou que "tanto no que diz respeito à quantidade, bem como à qualidade" os exames serão os mais severos e eficientes já vistos na história dos Jogos Olímpicos.

Bach prometeu que o COI irá endurecer o controle contra o uso de substâncias proibidas quatro dias depois de a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) ter suspendido provisoriamente o laboratório que realizaria os testes dos Jogos de Sochi. A entidade tomou a decisão por entender que o local precisa se aperfeiçoar e melhorar seu desempenho nos resultados dos exames.

A Wada estabeleceu o próximo dia 1º de dezembro como prazo final para que o laboratório melhore a qualidade dos seus controles antidoping. Caso isso não ocorra, há risco de a suspensão provisória ser estendida pelos próximos seis meses, inviabilizando a utilização da entidade russa, localizada em Moscou, durante os Jogos de Inverno.

Em agosto passado, o Ladetec, do Rio, perdeu sua credencial junto à Wada por causa de "repetidas falhas" em testes. O laboratório era o único avalizado pela entidade mundial no Brasil e, com isso, a medida deixou a Fifa sem alternativas para a Copa do Mundo de 2014. Com isso, o organismo mandará os testes antidoping do Mundial para serem analisados em Lausanne, na Suíça.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório