Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Poluição aumenta risco de hipertensão, aponta estudo

A poluição do ar e sonora pode afetar negativamente o corpo, revela a ciência

Poluição aumenta risco de hipertensão, aponta estudo
Notícias ao Minuto Brasil

20:00 - 04/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle PREJUDICIAL

A poluição do ambiente, incluindo a sonora e do ar, não é apenas incômoda. Muitas alergias são ocasionadas pelas partículas de fuligem que ficam suspensar no ar e o barulho constante da cidade podem gerar estresse, de acordo com jornal Zero Hora.

Agora, um estudo recente vem corroborar os malefícios da poluição do ar e sonora, e aponta que este tipo de poluição aumenta o risco de desenvolver hipertensão arterial. A pesquisa foi realizada pela Universidade Heinrich Heine de Dusseldorf, na Alemanha, com mais de 41.071 moradores da Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha e Espanha por cinco a nove anos. Publicado na revista médica European Heart Journal, o estudo revela que o risco é semelhante ao de estar acima do peso, com índice de massa corporal (IMC) de 25-30.

A pesquisa revelou que um adulto a mais por grupo de 100 pessoas, que viviam nas partes mais poluídas da cidade, desenvolveram pressão alta quando comparados aos grupos que moravam em locais com ar e ambiente mais puro.

De acordo com o estudo, a cada aumento de 5 microgramas da menor dessas partículas no ar aumentou em 20% o risco de hipertensão de quem vivia nas áreas mais poluídas. Vale ressaltar que nenhum dos voluntários tinha hipertensão quando começou o estudo. Ao todo, 15% das pessoas desenvolveram a doença ou começaram a tomar remédios para baixar a pressão.

No caso do excesso de barulho, os cientistas descobriram que quem vive em ruas barulhentas apresentam um risco 6% maior de desenvolver hipertensão quando comparados a moradores que vivem em locais com menos 20% de ruídos.

Os cientistas acreditam que a poluição do ar afeta o corpo causando inflamações e um maior acúmulo de radicais livres (o estresse oxidativo) e desequilíbrio no sistema nervoso. Já a poluição sonora afeta o funcionamento nervoso central.

"Nossos resultados mostram que a exposição a longo prazo à poluição ambiental particulada está associada a uma maior incidência de hipertensão autodeclarada", disse Barbara Hoffmann, autora do estudo juntamente com outros 33 cientistas.

Leia também: 10 sinais de que você está sob muito estresse

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório