Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

8 reflexões para manter o equilíbrio na busca da perda de peso

Para você, alimentar-se é um ato racional ou emocional?

8 reflexões para manter o equilíbrio na busca da perda de peso
Notícias ao Minuto Brasil

15:51 - 21/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Mente

De acordo com dados do IBGE, a cada dez pessoas, seis estão acima do peso, o que totaliza mais de 80 milhões de brasileiros. Já uma pesquisa do Instituto de psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, realizada em 2013, aponta que aproximadamente 12% da população brasileira é ansiosa, o que representa um universo de 24 milhões de brasileiros com ansiedade patológica. Estima-se, ainda, que 23% da população brasileira terá algum tipo de distúrbio ansioso ao longo da vida.

A incessante busca pelo corpo ideal faz com que muitos esqueçam que a questão do ganho de peso, grande parte das vezes, está relacionado a algum distúrbio de caráter emocional e para encontrar o equilíbrio do corpo, antes é preciso resgatar o centro da mente.

Veja, alguns pontos que devem ser refletidos por quem objetiva a perda de peso:

• Forma ideal para seu corpo: os espelhos da sua mente refletem o melhor ou o pior de você? Como você costuma se ver? Quando você busca emagrecer, dentro da sua mente cria-se um caminho em busca de um corpo ideal e de uma estética ideal, apenas, para seu corpo. Você realmente quer isso? Reflita: você quer alcançar um peso ideal ou acessar a estética ideal? Ponha-se em movimento em busca de novos hábitos alimentares e de exercício e não apenas de refletir a imagem desejada.

• Autorregulação: o corpo se autorregula e a maior interferência nesse processo é da própria mente. É preciso romper com essa interferência e estabelecer uma nova relação entre corpo e mente. Quando se come por questões emocionais, por desejo ou quando se come aquele prato ou doce preferido é a mente interferindo no papel do corpo. O corpo precisa de nutrientes, vitaminas e proteínas para se nutrir. A mente precisa de um prato especifico, provar isso ou aquilo, ter prazer com o que come.

• Alimentação saudável: tudo o que você é, aprendeu a ser. Tudo o que acredita é porque conheceu como verdade. Da mesma forma, tudo o que você come, as escolhas que faz, os gostos que tem é porque aprendeu. Para mudar é preciso aprender algo novo e hábitos mais saudáveis podem ser adquiridos naturalmente. Muitos alimentos são carregados de emoções, por isso parecem prazerosos. Alimentos saudáveis produzirão outros impactos dentro do corpo e te retribuirão com um organismo saudável. Simples assim!

• Escute seu corpo: seu corpo fala, preste atenção. Ele dirá o que é realmente importante e necessário. Seu corpo é seu templo e você encheria um templo sagrado de lixo? Então não faça isso com seu organismo. Faça uma autorreflexão e ofereça a si mesmo a alimentação saudável que merece.

• Estética do organismo: muitas vezes esquecemos de olhar para o corpo como organismo. A beleza desse organismo é construída com alimentos saudáveis, vivos e que trazem energia. Cuide do seu organismo como cuida da estética visível.

• Pensar magro: tenha clareza de que as necessidades do corpo são diferentes das necessidades da mente. O corpo tem fome de comida, a mente tem fome de pensamentos. E tão melhor se forem pensamentos saudáveis e tão melhor se forem alimentos saudáveis.

• Prepare-se para emagrecer: no processo de perda de peso, as emoções mais profundas serão trazidas à tona e as motivações mais profundas produzirão mais combustível para essa jornada. Seu corpo sabe o que você precisa e sua mente também. O equilíbrio dos dois auxiliará para que seu objetivo seja alcançado gradativamente e naturalmente. Lembre-se que essa é uma jornada longa e nenhum resultado será obtido da noite para o dia. Sair da zona de conforto é o grande desafio.

• Cultura alimentar: cada um nasceu em um meio específico e criou as próprias crenças alimentares. O alimento que recebeu quando criança construiu impressões. Novos conhecimentos produzem mudanças e desconstroem crenças antigas. Que tal ressignificar sua cultura alimentar? Repense nos alimentos saudáveis que não são tão atraentes aos seus olhos, pois são estes que irão auxiliá-lo na busca da perda de peso.

Não existe fórmula mágica na busca da perda de peso, mas o equilíbrio entre o corpo e mente está muito próximo disso, apesar de ser extremamente desafiador!

Leia também: 4 dicas para não ter (tanta) ressaca

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório