Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

7 alimentos que você pode (e deve) congelar

Para evitar o desperdício de comida e de dinheiro, congele estes alimentos

7 alimentos que você pode (e deve) congelar
Notícias ao Minuto Brasil

12:25 - 16/06/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

Se você já congela as bananas muito maduras ou os legumes da sopa, saiba que faz muito bem. Mas conheça outros alimentos que você pode congelar antes de estragar.

Leia também: Doce para a festa junina: Brownie de Café com Paçoca

Para evitar o desperdício de comida e do seu dinheiro, segundo a revista Prevention, existem pelo menos sete alimentos que provavelmente não congela mas devia começar. Abaixo descubra quais são e as melhores formas de congelá-los.

1. Gengibre. Ao ar livre, esta raiz seca muito rápido, mas se congelá-la pode estender a sua ‘vida útil’ indefinidamente. E mesmo no congelador pode descascá-lo e ralar como faz normalmente.

2. Abacate. Com menos açúcar que a banana, o abacate é um ótimo aliado em shakes, mas também pode ser usado para fazer mousse de chocolate ou molhos cremosos para massas. Aconselha-se que congele o abacate quando estiver perfeitamente maduro. Só precisa fatiá-lo ou cortar em cubos, colocá-lo num saco hermeticamente fechado e guardá-lo no congelador.

3. Cebolinha. Comprou cebolinha para uma receita, mas não vai usar mais tão cedo? Não desperdice. Pique, coloque num pote de plástico e guarde no congelador. Como está cortado em pedacinhos pequenos descongelará muito rápido da próxima vez que for usar.

4. Ovos cozidos. Sim, é seguro congelar ovos cozidos. 

5. Tofu. Congelar o tofu não só faz com que dure mais, como lhe dá uma textura mais firme, tornando-o até mais agradável. Quando o tofu descongela, as bolhas de água se expandem, permitindo que os molhos, marinadas, temperos secos e outros aromas infiltrem melhor nestes blocos tipo esponja. Para congelar e descongelar o seu tofu favorito, corte o pacote e drene a água. Depois feche-o com um saco de plástico e congele-o por até três meses. Quando quiser usá-lo basta colocá-lo em um prato e levá-lo micro-ondas por 60 segundos. Se o bloco não estiver totalmente descongelado, volte a levá-lo ao micro-onas por intervalos de 30 segundos até que descongele. Uma vez descongelado, o tofu deve ser cortado e espremido para libertar a água em excesso. Depois basta prepará-lo a gosto.

6. Ervas frescas. Em vez de deixar as ervas frescas secar, congele-as nos recipientes usados para fazer cubos de gelo. Basta cortar cada tipo de erva e depois misturá-la com azeite ou sumo de limão e depois colocar essa mistura nos cubinhos. Quando quiser utilizar as ervas, basta acrescentar um ou dois cubinhos à panela.

7. Pasta ou molho de tomate. Em vez de deixar o recipiente aberto secando na geladeira, coloque uma colheradas da pasta ou do molho de tomate num recipiente pequeno forrado com papel vegetal. Depois basta deitá-lo na panela e acrescentar sabor aos seus pratos.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório