Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Receita: Panetone artesanal com recheio da sua preferência

A melhor parte: você escolhe o recheio, não corre o risco de comprar um panettone velho e ainda por cima não usa nenhum corante ou conservante artificial

Receita: Panetone artesanal com recheio da sua preferência
Notícias ao Minuto Brasil

11:00 - 23/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Natal

O Natal está, oficialmente, batendo na porta! E como Natal sem panettone não é o mesmo, ensinamos a fazer uma receita caseira do pão mais famoso dessa época, para quem quiser se aventurar pela cozinha e testar sua própria versão. A melhor parte: você escolhe o recheio, não corre o risco de comprar um panettone velho e ainda por cima não usa nenhum corante ou conservante artificial. Confira a receita do blog Menu do Dia, do UOL, que rende duas receitas:

+ Receita de Natal: Pavê de Panettone com Creme de Avelã

Ingredientes

Cerca de 500 g de farinha de trigo especial (mais quanto baste para polvilhar)

1 tablete de fermento biológico fresco (15 g)

1/4 de xícara (chá) (ou 50 ml) de leite integral

4 ovos inteiros

3 gemas de ovos

160 g de manteiga em temperatura ambiente

160 g de açúcar refinado

Raspas de 1 limão

2 colheres (sopa) de frutas cristalizadas, damasco picado ou laranja cristalizada

1 xícara (chá) de uva passa preta sem sementes

1 fava de baunilha (ou 1 colher de chá de essência de baunilha)

1 colher (sopa) de mel

1 pitada de sal

Modo de Preparo

Peneire a farinha e reserve. Hidrate a uva passa com água até cobri-las por alguns minutos e reserve também.

Misture leite morno e um pedaço do fermento, misturando bem até dissolver. Adicione o mel e 3/4 da farinha peneirada e combine tudo até ficar homogêneo. Cubra a tigela com filme plástico ou pano limpo e seco e deixe levedar por 1 hora. Depois desse tempo, adicione o restante do fermento e 1 xícara e meia de farinha.

Junte dois ovos inteiros, formando uma massa, 1/3 da manteiga e 1/3 do açúcar, sovando bem até obter uma massa lisa. Cubra novamente e deixe descansar por 2 horas, até que a massa dobre de tamanho. Se o dia estiver muito quente, isso pode ocorrer antes desse intervalo.

Após esse tempó, misture o restante dos ovos, as gemas e 2 xícaras de farinha aos poucos. Sove por, pelo menos, 10 minutos ou usar a batedeira com gancho. Misture o açúcar restante, sal, o restante da manteiga e deixe tudo bem incorporado.

Finalize com a baunilha, o recheio de sua preferência (frutas ou chocolate), raspas de limão e a uva passa sem a água. Misture mais um pouco. Em uma bancada polvilhada de farinha, vá acrescentando mais farinha até que a massa fique lisa. Cuidado para não adicionar farinha demais.

Corte a massa ao meio e faça duas bolas, mas sem sovar demais. Coloque a massa nas formas de panetone e deixe crescer por 2 a 3 horas, em ambiente quente e seco. Após dobrar de tamanho, corte a superfície com uma faca afiada, formando uma cruz. No meio da cruz, coloque um pedaço de manteiga.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C por 15 minutos. Na parte de baixo do forno, coloque uma forma cheia de água, para formar vapor. Baixe o forno para 190°C e asse por mais 15 minutos. Por fim, diminua para 180°C e termine de assar por cerca de 30 minutos ou até estar bem dourado. Faça o teste do palito, para saber se está bem assado. Dura cerca de 15 dias.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório