Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Veja 5 dicas para limpar seu sofá

Saiba manter o estofado bonito

Veja 5 dicas para limpar seu sofá
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 03/03/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Casa

Para manter o sofá de sua casa bonito por mais tempo, o UOL listou 5 dicas de limpeza. Veja:

Limpeza básica deve ser feita toda semana

Além de passar o aspirador de pó semanalmente, você também pode misturar 280 ml de vinagre branco em 1 litro de água morna, umedecer um pano e passar sobre o sofá de tecido. Depois, esfregue com outro pano seco, mas não exponha ao sol. Se for de couro, passe toda semana um pedaço de tecido levemente umedecido com água ou lustra-móveis. A cada 3 meses, use silicone líquido ou vaselina para conservar o revestimento.

Usar manta e capa

São bem fáceis de lavar e, quando estragar, basta trocá-las, o que é muito mais barato que um sofá novo. E tem versão impermeável, dupla-face, sob medida. As mais indicadas são as de brim, sarja ou denim.

Sofá sujo com gordura

Raspe cuidadosamente (se possível, com uma espátula emborrachada) qualquer sujeira que tenha ficado ali. Depois, aplique uma mistura de 2 colheres (sopa) de detergente neutro em 100 ml de água morna. Mexa até formar espuma e vá esfregando o sofá somente com essa espuma e uma esponja macia. Enxágue a bucha e troque a água à medida que ficar suja.

Para peças de couro engorduradas, substitua o detergente por sabão de coco líquido misturado com água morna. Nos dois casos, aplique o sabão no local, passe levemente um pano limpo e seco (de microfibra ou algodão, que não solte pelos) e, depois, outro pano, até secar o máximo possível.

Agir rapidamente

Mostarda, molho de tomate e ketchup podem ser tratados com bicarbonato de sódio. Com os dedos, espalhe o pó sobre a mancha, até que seja absorvido pelo tecido. Em seguida, borrife vinagre branco de álcool e esfregue com escova de fibra de coco. Se caiu vinho ou suco, absorva rapidamente com papel-toalha, aplique um pouquinho de sabão líquido concentrado sobre a mancha e esfregue com uma escova de náilon.

Impermeabilização, sim ou não?

Sim, vale a pena investir, já que, dependendo do que cair no assento e da demora para a limpeza, o dano pode ser irreversível. A aplicação de produtos que bloqueiam os poros do tecido, protegendo-o de líquidos (aquosos ou oleosos), deve ser repetida anualmente.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório