Meteorologia

  • 14 AGOSTO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Saiba qual alimento é a causa número um de intoxicações alimentares

Cerca de metade desses surtos de envenenamento alimentar foram atribuídos à contaminação da bactéria do norovírus, seguida pela salmonela, listeriose e E.coli

Saiba qual alimento é a causa número um de intoxicações alimentares
Notícias ao Minuto Brasil

05:44 - 07/08/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Perigo no prato

De acordo com uma análise norte-americana recente, feita pelo Centro de Controle e de Prevenção de Doenças (CDC), em Portugal, entre 2009 e 2015 mais de 100 mil pessoas teriam sido afetadas por surtos de doenças provocados por alimentos contaminados. E entre eles há um em particular que se destaca: o frango. Esta carne foi confirmada pela CDC como sendo a causa de mais de três mil (cerca de 12%) dos casos.

Porco e produtos hortícolas alcançaram a segunda e terceira posição pela número de doenças provocadas, ambos com mais de 2,500 casos registrados, ou cerca de 10% cada.

Entre 2009 e 2015, e de acordo com o relatório, foram registrados 5,760 surtos, os quais resultaram em 100,939 doenças, 5,699 hospitalizações, e 145 mortes.

+ Descubra 3 alimentos de agosto para se alimentar melhor e com economia

Cerca de metade desses surtos de envenenamento alimentar foram atribuídos à contaminação da bactéria do norovírus, seguida pela salmonela, listeriose e E.coli – que ao todo foram responsáveis por 82% dos internamentos hospitalares e de óbitos.

O que deve fazer

Para se proteger da ocorrência de intoxicações alimentares, a entidade recomenda que se cozinhe sempre e prolongadamente o frango (e a carne em geral), ingerindo esses alimentos bem passados. A carne das aves deverá ser cozinhada à temperatura de 145 graus centígrados e a carne vermelha, a 160 graus. A CDC alerta ainda para que coloque as respectivas sobras prontamente na geladeira.

Além disso, é importante escorrer os sucos da carne embalada, já que esses líquidos em particular podem conter salmonela.

Por fim, mantenha as carnes cruas separadas de quaisquer outros alimentos na cozinha, e use tábuas diferentes para as cortar e preparar o alimento. 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório
Competição
Quer ganhar um
iPhone X no valor de R$ 7.799? Não, obrigado

Notícias ao Minuto
Inscreva-se agora e concorra ao
SMARTPHONE
Mais cobiçado do momento
Complete as 5 etapas para participar
Notícias ao Minuto