Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Homem perdido no mar sobrevive 24 dias comendo ketchup e alho em pó

Elvis François teria sido arrastado pela corrente enquanto reparava o seu veleiro no porto da ilha caribenha de St. Marteen, nas Antilhas Holandesas

Notícias ao Minuto Brasil

14:00 - 20/01/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Colômbia

Um homem da ilha caribenha de Dominica teria sobrevivido 24 dias perdido no mar comendo ketchup, alho em pó e cubos de caldo, antes de ser resgatado pela marinha colombiana.

Elvis François, de 47 anos, teria sido arrastado pela corrente enquanto reparava o seu veleiro no porto da ilha caribenha de St. Marteen, nas Antilhas Holandesas, em dezembro do ano passado.

Tentou regressar à costa, mas perdeu o controle da embarcação, segundo contou às autoridades da Colômbia.

“Liguei para os meus amigos, tentaram entrar em contato comigo, mas fiquei sem rede. Não havia mais nada a fazer a não ser esperar, mas eu não tinha comida", lembrou o homem, num vídeo divulgado pela marinha, ao qual poderá aceder na galeria acima.

Foi então que encontrou uma embalagem de ketchup, alho em pó, e cubos de caldo Maggi, bebendo água da chuva ensopada num pano.

Contudo, enquanto esteve à deriva, François viu-se obrigado a retirar água do veleiro por diversas vezes, de modo a não afundar. Tentou, inclusivamente, fazer uma fogueira para enviar um pedido de socorro, mas sem sucesso.

A sua sorte viria a mudar quando, depois de vários dias perdido, avistou um avião, por volta do dia 15 de janeiro. Pediu socorro com um espelho e foi, finalmente, resgatado por um navio mercante da marinha colombiana, a 120 milhas náuticas a noroeste de Puerto Bolívar, no departamento norte de La Guajira. Quando foi encontrado, tinha a palavra ‘socorro’ escrita no casco do veleiro.

“Em certo momento, perdi a esperança e pensei na minha família”, disse, tecendo agradecimentos à marinha colombiana, sem a qual “não estaria vivo para contar esta história”.

De acordo com o comandante, Carlos Urbano Montes, o homem estava bem de saúde, ainda que tenha perdido algum peso. Passou, então, para a alçada dos serviços de imigração, para regressar a casa.

Campo obrigatório