Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Comissão de Ética se reúne para decidir se investigará Geddel

Marcelo Calero pediu demissão da Cultura após afirmar estar sofrendo pressão do ministro para liberar obra

Comissão de Ética se reúne para
decidir se investigará Geddel
Notícias ao Minuto Brasil

07:29 - 21/11/16 por Notícias Ao Minuto

Política Palácio do Planalto

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República, que fiscaliza a aplicação do Código de Conduta da Alta Administração Federal, se reunirá a partir das 8h30 desta segunda-feira (21), no Palácio do Planalto, para debater a abertura ou não de processo para investigar o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, no episódio que culminou com a demissão de Marcelo Calero do comando do Ministério da Cultura. A decisão, no entanto, só deve sair no início da noite de hoje.

Geddel estaria pressionando Calero a liberar um empreendimento imobiliário de alto luxo em Salvador, no qual havia comprado um apartamento. As informações são do G1.

Sem poder de punição, cabe à Comissão de Ética recomendar ao chefe do Executivo sanções a integrantes do governo.

As acusações de Calero contra Geddel também podem ser investigadas no Congresso Nacional. A oposição já está se movimentando para fechar o cerco em torno do ministro da Secretaria de Governo. Geddel foi um dos principais articuladores políticos do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

"É escandaloso que um ministro extremamente poderoso dentro do governo, que trabalha na antessala de Temer, use do próprio cargo para coagir e ameaçar colegas em favor de interesses pessoais", destacou o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), pedindo a demissão imediata de Geddel. Ele também afirmou que irá solicitar que o Ministério Público Federal apure o caso.

Leia também: Temer ouviu de Calero sobre ato ilícito de Geddel e nada fez

Campo obrigatório