Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Que não sejam capitães do mato modernos, diz Requião sobre militares

Senador criticou intervenção federal no Rio de Janeiro

Que não sejam capitães do mato modernos, diz Requião sobre militares
Notícias ao Minuto Brasil

13:35 - 01/03/18 por Notícias Ao Minuto

Política Tribuna

Em discurso no Plenário, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) criticou, nesta quinta-feira (1º), a intervenção federal na segurança pública do estado do Rio de Janeiro. Ele disse ter esperança de que o Exército não atue na repressão à população.

"Tenho a esperança de que, no fundo da alma, eles se recusem a ser capitães do mato modernos a perseguirem os pobres do nosso país", afirmou.

Requião disse ter expectativa de que o Exército ainda siga os princípios do Clube Militar do Rio de Janeiro, comandado pelo então Marechal Deodoro da Fonseca, antes da proclamação da República e se tornar presidente do Brasil. O senador explicou que, à época, o imperador Dom Pedro II convocou o Exército para perseguir escravos fugitivos, mas o Clube Militar se negou a atender o chamado.

+ Temer pode cessar intervenção em 'setembro, outubro' para votar reforma

Requião também fez um apelo para que o Exército não contribua com o que ele considera "projeto de espoliação e de destruição do Estado social”, promovido pelo governo federal. O senador criticou a  política de austeridade fiscal em decorrência da Emenda do Teto de Gastos, que limita o aumento de despesas públicas. De acordo com Requião, serão 20 anos sem investimento público em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

Campo obrigatório