Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quando o último a chegar é o exemplo a se seguir

Juan Salvador Romero tem 48 anos e já fez centenas de corridas de longa distância. Ficou quase sempre em último, com muito orgulho. Saiba o porquê

Notícias ao Minuto Brasil

17:35 - 28/04/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Espanha

Aos 48 anos, a história de Juan Salvador Romero, um espanhol de Málaga, se tornou um exemplo de resistência, não só graças ao esforço da corrida, mas principalmente às dificuldades da vida.

Ele mesmo apresenta seus números: 34 maratonas e 271 meias-maratonas terminadas. Por 193 vezes, chegou em último lugar. Desistências? Zero. O que há de tão incrível neste atleta?

Em 2004, Romero descobriu que sofria de granulomatose de Wegener e bronquiectasia pulmonar, duas doenças raras

que afetam a respiração. Teve que fazer quimioterapia e ouviu até de médicos a notícia de que dificilmente passaria dos 40 anos de idade. "Comecei a correr ainda mais e cheguei aos 48", cita ele em entrevista ao El Pais.

Este espanhol nunca ganhou uma corrida, mas sua perseverança é exemplar. E o fato de terminar em último é, no seu caso, sempre sinal de mais um triunfo: afinal de contas, contra todas as expectativas, chegou lá.

O vídeo acima compila algumas das corridas de Juan Salvador Romero. Foi ele mesmo quem publicou no YouTube esta semana, com o título ‘Juan Salvador the last man’. A expressão – ‘the last man’, em português ‘o último homem’ –, aliás, já foi impressa por Juan numa t-shirt. Com muito orgulho.

Campo obrigatório