Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Árbitro que errou a favor do Corinthians é convocado para audiência pública no Senado

Também foram chamados o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e o presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Luiz Seneme

Árbitro que errou a favor do Corinthians é convocado para audiência pública no Senado
Notícias ao Minuto Brasil

16:12 - 21/09/23 por Estadao Conteudo

Esporte Futebol

O árbitro Wilton Pereira Sampaio (GO) foi convidado para participar de audiência pública na Comissão do Esporte do Senado Federal, em Brasília, após erro na partida entre Corinthians e Grêmio, válida pelo Campeonato Brasileiro. Também foram chamados o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e o presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Luiz Seneme.

Na ocasião, Wilton e a equipe de arbitragem deixaram de assinalar um pênalti para o Grêmio em lance de mão na bola de Yuri Alberto. Naquela altura, a partida estava empatada por 4 a 4 e a marcação da penalidade poderia dar a vitória aos gaúchos. O responsável pela arbitragem de vídeo, Emerson de Almeida Ferreira (MG), não sugeriu a revisão do lance na cabine. Ele não foi convidado pelo Senado.

Na terça-feira, um dia depois da partida, a CBF admitiu que houve um erro da equipe de arbitragem e que o pênalti deveria ter sido marcado. A entidade afastou Wilton e toda a equipe do VAR do duelo entre Corinthians e Grêmio por tempo indeterminado e afirmou que todos passarão por um processo de reciclagem. Durante esse período, eles ficarão fora das escalas dos jogos.

O requerimento para a audiência é de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ) e foi aprovado nesta quarta-feira. A audiência pública na Comissão do Esporte do Senado vai focar exclusivamente nos assuntos referentes ao VAR. O senador também é relator de um projeto de lei que prevê a criação do Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeos e de Áudios no futebol brasileiro (PL 5.926/2019). A proposta prevê a divulgação em tempo real dos vídeos e áudios analisados pelo VAR.

Outro requerimento do tipo já havia sido apresentado pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) após a vitória do Santos sobre o Goiás por 4 a 3, em julho deste ano, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista ganhou o jogo graças a um pênalti mal marcado por Bruno Arleu de Araújo (RJ) no fim da partida. Naquela oportunidade, a CBF também apontou erro da equipe de arbitragem.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório