Qual o rosto típico das seis capitais da moda?
Na nova campanha global da United Colors of Benetton, o rosto de cada modelo é o resultado de uma conjugação de todas as características presentes nas seis capitais da moda do mundo
© United Colors of Benetton
Lifestyle Benetton
Qual o rosto típico de Londres? E de Tóquio, Nova Iorque, Milão, Berlim, Paris?
A pergunta é feita pela Benetton e surge como mote da sua mais recente campanha que assume um compromisso social e ainda uma celebração da diversidade na “nossa sociedade em constante mutação”.
Nesta nova campanha global da United Colors of Benetton, o rosto de cada modelo é o resultado de uma conjugação de todas as características presentes nas seis capitais da moda do mundo.
Com base em estudos e estatísticas demográficas de várias cidades, a United Colors of
Benetton realizou um inquérito para perceber a composição étnica de cada capital e os resultados “foram bastante interessantes”, como anuncia a marca num comunicado enviado às redações.
Os asiáticos, por exemplo, são o segundo maior grupo étnico em Londres depois dos brancos. Já em Milão, são os filipinos e egípcios as comunidades estrangeiras mais numerosas, enquanto em Nova Iorque, metade da população é branca ou latina e só 5% dos residentes em Paris vem da África.
Em cada uma destas capitais, a marca passou da pesquisa para a fotografia, tendo sido captadas imagens de mulheres com traços faciais que espelhassem a mistura de raças e culturas em cada uma dessas cidades. Depois, segundo revela a publicação, as fotografias foram combinadas num algoritmo complexo que “garantia que cada grupo étnico era representado proporcionalmente nas várias categorias da cor da pele ao formato dos olhos e do nariz passando pelo tipo e cor do cabelo, bem como a forma do rosto em geral”.
O resultado final deu origem ao rosto típico de cada cidade: “No seu todo, os seis rostos são retratos espantosos de um mundo onde o caldo de culturas, tão reverenciado em trinta anos de imagens da Benetton, se torna finalmente na norma”, diz a marca.
Cada um dos rostos é agora a ‘face’ da Carnival Collection, que “é sinónimo de mestria em matéria de tecnologia de malhas, ao permitir juntar diferentes tons numa só peça. As linhas depuradas e atualizadas das silhuetas são evidenciadas pelo uso inteligente de padrões trabalhados na malha e de blocos com cores fortes e com personalidade, do magenta ao vermelho tijolo, passando pelo azul-turquesa e bordeaux”.