Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

7 mitos sobre o que faz bem ao corpo

Lê-se e ouve-se tanta coisa, que em determinado momento já não sabemos mais no que acreditar

Notícias ao Minuto Brasil

08:45 - 27/09/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Muito se diz e se escreve sobre como ser mais saudável e ter um corpo em forma, mas há ideias que se tornaram verdades incontestáveis e na verdade não passam de mitos.

O site Alternet listou os sete grandes mitos sobre a saúde e boa forma do corpo que você deve deixar de acreditar:

Mito 1. É bom consumir açúcar 

Recentemente diversos estudos determinaram que o açúcar só nos traz calorias vazias e que não é tão bom como pensávamos. “O excesso de açúcar provoca o aumento de peso, cáries e diabetes. Além disso, pode afetar negativamente a memória e a pressão arterial e contribui para o aparecimento de doenças como câncer do pâncreas, obesidade e problemas de fígado”, como destaca a especialista e colunista Gretchen Reynolds. O açúcar também está associado ao aumento do peso dos bebês, quando consumido durante a gravidez.

Mito 2. Comer gordura engorda

No passado a indústria do açúcar conseguiu converter a gordura num inimigo público, mas estudos recentes sugerem que consumir gordura (especialmente a monoinsaturada) é benéfico para a saúde, pois ajuda a reduzir os índices de obesidade e diabetes tipo 2 e ainda a proteger o coração e emagrecer.

Mito 3. Praticar exercício emagrece

Um estudo recente descobriu que praticar exercício só representa entre 10% e 30% do gasto energético diário, enquanto o processo de digestão dos alimentos gasta cerca de 10%.

Mito 4. É possível emagrecer áreas específicas do corpo

Como quer ‘perder’ barriga esforça-se ao máximo fazendo abdominais? Errado. Exercitar a zona que deseja reduzir só fará com que você fortaleça os músculos dessa parte, e não queimar a gordura em excesso.

Mito 5. Deve-se tomar suplementos

Os especialistas recomendam que só tome vitaminas ou minerais se tiver carência deles, até porque uma dose elevada pode ser prejudicial para a saúde.

Mito 6. Os sucos detox fazem muito bem à saúde

Além de o corpo se desintoxicar sozinho, consumir frutas e verduras em suco fará com que perca uma parte importante dos nutrientes, e dependendo do organismo, os sucos podem até comprometer a saúde.

Mito 7. É preciso beber dois litros de água por dia

Apesar de estar comprovado que beber água ajuda a emagrecer, não fique obcecado com as quantidades exatas. Consulte um especialista para que ele indique a quantidade que seu corpo precisa.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório